Scielo RSS <![CDATA[Ciência e Cultura]]> http://cienciaecultura.bvs.br/rss.php?pid=0009-672520240006&lang=es vol. 76 num. SPE2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://cienciaecultura.bvs.br/img/en/fbpelogp.gif http://cienciaecultura.bvs.br <![CDATA[<b>Carolina Bori</b>: <b>Humanismo e amor à ciência</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Tempos de Carolina Bori</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600002&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente texto, é feita uma breve descrição dos modos de atuação de Carolina Bori junto a seus estudantes, especialmente, os de pós-graduação, na Universidade de São Paulo (USP). São apresentados três conjuntos de atividades coordenados e desenvolvidos por ela com seus alunos. Os fatos apresentados são ancorados e examinados conforme ideias de Guerreiro Ramos a respeito dos modos de organização social (economia, isonomia e fenonomia) e as vivências temporais a eles associadas (tempo serial, tempo de convivência e tempo de salto). Constata-se uma organização policrônica das atividades, aproximando a atuação de Carolina Bori à de uma mestra artesã. <![CDATA[<b>Um curso moderno de psicologia</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino visa incrementar e diversificar o repertório de comportamento dos indivíduos, utilizando métodos educacionais baseados em princípios sólidos de aprendizagem. Embora tenha havido progresso significativo nas leis de aprendizagem nos últimos 35 anos, sua aplicação na educação ainda é limitada, com destaque apenas para a instrução programada e textos programados. No entanto, para as ciências experimentais, são necessárias habilidades além das verbais. No novo Departamento de Psicologia da UnB, será oferecido um curso básico focado em conceitos, princípios e técnicas fundamentais de aprendizagem, visando formar estudantes capacitados a aplicar as leis do comportamento eficazmente em sua prática diária <![CDATA[<b>Carolina Bori</b>: <b>a Psicologia brasileira como missão</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1958, foram abertas inscrições para o primeiro vestibular de Psicologia no Brasil, na Universidade de São Paulo, onde fui aluna da primeira turma. Antes disso, a Psicologia era ensinada como disciplinas isoladas em cursos de Filosofia e Pedagogia, com alguns cursos específicos oferecidos pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) no Rio de Janeiro e por cursos de Medicina em várias partes do país. O curso na USP, inicialmente de três anos, conferia o diploma de Bacharel em Psicologia, mas sem validade profissional. Esse reconhecimento foi buscado nacionalmente, gerando discussões sobre a formação dos psicólogos. Simultaneamente, um grupo de médicos tentou regulamentar a profissão, restringindo-a a funções auxiliares de médicos <![CDATA[<b>Carolina em Belo Horizonte</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1969, Carolina Bori foi a Belo Horizonte a convite de Célio Garcia, professor de Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Célio, conhecido por trazer influentes pensadores franceses para palestrar, anunciou a vinda de Carolina, que daria um curso no setor de Psicologia Social. Sua chegada trouxe uma nova perspectiva metodológica e conceitual, especialmente na Psicologia Social Experimental. Apesar do impacto limitado inicial, sua presença marcou uma mudança significativa na forma como a Psicologia Experimental era ensinada na instituição. O curso e as longas conversas com Carolina revelaram uma ruptura com o pensamento tradicional, inspirando um grupo de jovens críticos e recém-formados psicólogos <![CDATA[<b>Carolina Bori, aspectos de uma vida dedicada à construção da ciência cidadã no Brasil</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1969, Carolina Bori foi a Belo Horizonte a convite de Célio Garcia, professor de Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Célio, conhecido por trazer influentes pensadores franceses para palestrar, anunciou a vinda de Carolina, que daria um curso no setor de Psicologia Social. Sua chegada trouxe uma nova perspectiva metodológica e conceitual, especialmente na Psicologia Social Experimental. Apesar do impacto limitado inicial, sua presença marcou uma mudança significativa na forma como a Psicologia Experimental era ensinada na instituição. O curso e as longas conversas com Carolina revelaram uma ruptura com o pensamento tradicional, inspirando um grupo de jovens críticos e recém-formados psicólogos <![CDATA[<b>Carolina Bori</b>: <b>voz que ecoa na Psicologia e inspira mulheres cientistas</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1969, Carolina Bori foi a Belo Horizonte a convite de Célio Garcia, professor de Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Célio, conhecido por trazer influentes pensadores franceses para palestrar, anunciou a vinda de Carolina, que daria um curso no setor de Psicologia Social. Sua chegada trouxe uma nova perspectiva metodológica e conceitual, especialmente na Psicologia Social Experimental. Apesar do impacto limitado inicial, sua presença marcou uma mudança significativa na forma como a Psicologia Experimental era ensinada na instituição. O curso e as longas conversas com Carolina revelaram uma ruptura com o pensamento tradicional, inspirando um grupo de jovens críticos e recém-formados psicólogos <![CDATA[<b>Carolina Bori e o compromisso com a ciência e com a democracia</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252024000600008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1969, Carolina Bori foi a Belo Horizonte a convite de Célio Garcia, professor de Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Célio, conhecido por trazer influentes pensadores franceses para palestrar, anunciou a vinda de Carolina, que daria um curso no setor de Psicologia Social. Sua chegada trouxe uma nova perspectiva metodológica e conceitual, especialmente na Psicologia Social Experimental. Apesar do impacto limitado inicial, sua presença marcou uma mudança significativa na forma como a Psicologia Experimental era ensinada na instituição. O curso e as longas conversas com Carolina revelaram uma ruptura com o pensamento tradicional, inspirando um grupo de jovens críticos e recém-formados psicólogos