Scielo RSS <![CDATA[Ciência e Cultura]]> http://cienciaecultura.bvs.br/rss.php?pid=0009-672520220002&lang=pt vol. 74 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://cienciaecultura.bvs.br/img/en/fbpelogp.gif http://cienciaecultura.bvs.br <![CDATA[<b>A semana, o modernismo - linha do tempo. Modernismo é o século 20 em matéria de cultura brasileira. Confira editorial da segunda edição da Revista Ciência & Cultura</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A Semana de Arte Moderna de 1922. A Semana de Arte Moderna continua sendo importante referencial para reflexões estéticas cem anos depois</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As comemorações do centenário da Independência do Brasil incentivam um grupo inquieto diante das possibilidades de traçar um perfil mais livre, com a quebra de cânones que impedem a renovação da criatividade artística. Neste contexto, o objetivo da Semana de Arte Moderna de fevereiro de 1922, realizada em São Paulo, é renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país. Acentua-se a necessidade de "descobrir" ou "redescobrir" o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente, das amarras que ainda o prendem à Europa. Apesar de todas as controvérsias que a cercam, as conquistas da Semana têm desdobramentos que marcam sensivelmente as buscas de um novo modo de pensar. <![CDATA[<b>O escândalo o mito e o nacionalismo. Apesar da busca modernista pela "brasilidade", a Semana de Arte Moderna não foi nacionalista</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Escândalos rumorosos fizeram parte da ruptura com parâmetros considerados antiquados e conservadores e compuseram a história do modernismo. No Brasil, o escândalo ajudou a projetar a Semana de Arte Moderna de São Paulo como o grande evento modernista do Brasil. Este artigo analisa o escândalo e o mito do nacionalismo no modernismo brasileiro. <![CDATA[<b>O amor ao todo</b>: <b>digitais marioandradianas. Mario de Andrade foi uma figura fundamental na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata de Mário de Andrade e de sua importância no estabelecimento de uma política de preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Neste processo, o destaque ao encontro com os mineiros e a relação tensa com a política. <![CDATA[<b>A São Paulo da Semana</b>: <b>barulho dentro e fora do Theatro. Se o modernismo foi responsável por inverter a bússola que julgava a herança afro-brasileira e indígena motivo de atraso, hoje é flagrante a falta de artistas negros e indígenas e a escassa presença feminina</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos o contexto em que se deu a Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, analisando como ambos - teatro e festival - são parte de um desejo de projeção das elites paulistanas no cenário nacional. Ao invocar o modernismo, os jovens da Semana se posicionavam diante do cenário de uma história republicana de poucas conquistas, no plano dos direitos, e muitas demandas, no universo da pós-abolição, dos movimentos operários e da imigração que mudavam a face da metrópole. Se o modernismo foi responsável por inverter a bússola que julgava a herança afro-brasileira e indígena motivo de atraso, é hoje flagrante a falta de artistas negros e indígenas e a escassa presença feminina. Nosso objetivo é voltar a essa história de escolhas e silêncios, e fazer perguntas a partir de um presente em que são outras as demandas por uma modernidade radicalmente inclusiva e democrática. <![CDATA[<b>Não cairás no cubismo. Mário de Andrade e as artes visuais. Contra as vanguardas históricas, Mário de Andrade propõe para o Brasil uma arte moderna, porém atenta à tradição e à brasilidade</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a necessidade de propor para o Brasil uma arte moderna, porém preocupada com a captação do homem local, Mário de Andrade, atuando como crítico de arte, refreou no modernismo brasileiro, todo ímpeto iconoclasta imperante nas vanguardas europeias. Distanciando-se dos aspectos mais radicais do cubismo, futurismo, etc., Mário se manteve atrelado ao conceito de arte como duplo do real, incentivando obras ligadas a um realismo sintético, com uma estruturação formal "clássica", sempre a léguas da abstração. Este texto produz um panorama das ideias do crítico. <![CDATA[<b>O Modernismo nas Ciências Sociais. Reflexões em torno de três clássicos do Pensamento Social Brasileiro</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os ensaios sócio-históricos e o romance social surgiram na década de 1930, em um momento de grandes mudanças e de uma ruptura radical na interpretação do Brasil. As obras de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., assim como as de José Lins do Rego, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiróz ficam mais inteligíveis quando remetidas ao horizonte do modernismo. São obras que tratam de algumas das consequências da colonização: o patriarcalismo, o patrimonialismo e o latifúndio, a antiga questão da terra. <![CDATA[<b>Trópico pelo avesso. Antropofagia, Carnavalização e a relação do cinema brasileiro com o Modernismo</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A relação do moderno cinema brasileiro com procedimentos estéticos e dispositivos que produzem uma transmutação cultural que vai da cultura letrada ao cinema por meio de operações de linguagem (montagem, justaposição de tempos históricos, inversões e reversões) carnavalizantes. Antropofagia, Carnavalização e Modernismo são processos de dissolução e reconstrução capazes de desqualificar uma série de oposições clássicas: eu e outro, nacional e estrangeiro, bárbaro e civilizado, religioso e profano, uno e múltiplo, caos e cosmos, transgressão e ordem. A assimilação do outro, no carnaval, na antropofagia, no tropicalismo e nos modernismos, pode ser lida como um ato de transmutação cultural, capaz de operar a passagem da antropofagia - forma sofisticada de consumo, modernista, tropicalista, cinético - para uma cultura de massa "autofágica" que traz lições e impasses para a construção contemporânea de um pensamento decolonial. Podemos dizer que se culturalmente, economicamente e socialmente os processos de decolonização nos parecem intransponíveis, as operações de linguagem e estéticas já operam essa transmutação cultural por meio de uma política do simbólico. <![CDATA[<b>Antropofagia ontem e hoje. Como uma ideia modernista revolucionou o pensamento brasileiro e influenciou diferentes gerações</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No centenário da Semana de Arte Moderna, a Antropofagia ainda marca presença como um dos principais temas de seu legado. Com destaque para as obras de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, o ideário de uma cultura em que "só não interessa o que é meu" atravessou as décadas e permanece atual. <![CDATA[<b>Gregori Warchavchik, o arquiteto da Semana de Arte Moderna de 1922. Pioneirismo de arquiteto ucraniano naturalizado brasileiro marcaram o modernismo no país, abrindo espaço a uma fértil produção que caracterizou as décadas seguintes</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gregori Warchavchik foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. Construiu, em 1928, na rua Santa Cruz, bairro de Vila Mariana, em São Paulo, aquela que seria considerada a primeira casa modernista do país. O projeto incluiu a construção, a decoração, os interiores, os móveis e as peças de iluminação, e deu origem a uma das mais relevantes polêmicas do movimento moderno. <![CDATA[<b>Minas Gerais, modernidade e cosmopolitismo: Mário de Andrade, os mineiros e a reinvenção do Brasil. Nas comemorações do centenário do modernismo brasileiro, é imprescindível pensar nas manifestações artísticas para além do circuito São Paulo - Rio de Janeiro. Nesse contexto, Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>Modernismo, passadismo e tradição. Modernistas anseiam por descobrir o Brasil, ao mesmo tempo em que ignoram produção artística em muitas regiões do país</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>O Modernismo paulista não é a totalidade. O Modernismo paulista não inventou o moderno no Brasil</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>A Fotografia moderna de Monteiro Lobato e Mário de Andrade</b>: <b>encontros e desencontros. Através de suas fotografias, Monteiro Lobato e Mário de Andrade expressaram algo a respeito do Brasil e de si próprios</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>Auto-historiografia modernista</b>: <b>a opinião dos documentos. O alvoroço em torno do centenário da Semana de Arte Moderna pouco tem contribuído para o estranhamento do modernismo paulista e de sua história triunfalista e monumental</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>Presença feminina na Semana de 22</b>: <b>nomes ganham destaque com as celebrações do movimento. Mulheres que marcaram o período e têm influência na arte e cultura brasileira, aos poucos, ganham destaque e reconhecimento</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>O Modernismo além de São Paulo. Para além de São Paulo, o modernismo se espalhou por todas as regiões do Brasil, revolucionando a arte, a cultura e a sociedade do país</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>As referências indígenas no Modernismo</b>: <b>do caráter antropofágico à reantropofagia. Todo o repertório indígena vem de fontes indiretas, presença que se dá pela ausência</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>O mundo é moderno. Experiências internacionais e busca pelo nacional construíram o modernismo brasileiro</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>As relações entre os Andrades e o impacto na herança modernista. Por meio de um viés político e influências europeias, o Movimento Modernista nasce de encontros e da vontade de movimentar a cena brasileira, já considerada antiga e ultrapassada</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita. <![CDATA[<b>Modernismo, 100 anos depois. Antropofagia marginal continua ecoando nas periferias</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252022000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira. Rapazes pertencentes ao grupo Estrela, de Belo Horizonte, almejavam a reformulação do quadro literário do país, antes mesmo da Semana de 1922. A viagem da caravana paulista a Minas, em 1924, e seu contato com o barroco e com jovens escritores abre rica etapa na produção artístico-literária nacional. Nos anos 1920, revistas literárias mineiras contribuíram para a ampliação do movimento modernista. Correspondências trocadas entre Mário de Andrade e autores das Gerais favoreceram o apuro do pensamento crítico e da invenção literária dos missivistas, inclusive do paulista. Seguindo seu compasso, Minas oferece relevante contribuição na construção de uma nova linguagem artística entre nós, apresentando dicção ao mesmo tempo local e cosmopolita.