Scielo RSS <![CDATA[Ciência e Cultura]]> http://cienciaecultura.bvs.br/rss.php?pid=0009-672520230001&lang=pt vol. 75 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://cienciaecultura.bvs.br/img/en/fbpelogp.gif http://cienciaecultura.bvs.br <![CDATA[<b>Universidade do futuro no Brasil</b>: <b>a universidade é central na definição de novos rumos para a sociedade contemporânea</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Universidade aberta a novos saberes, sujeitos e epistemologias</b>: <b>um modelo para a refundação das universidades brasileiras</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de um intenso movimento político-acadêmico ocorrido nas últimas duas décadas - cotas étnico-raciais e Encontro de Saberes - que se configura como uma proposta de transformar o atual modelo de universidade em uma universidade aberta a novos saberes, sujeitos e epistemologias. Durante todo o século XX, as populações negras, indígenas e dos demais povos tradicionais, assim como as suas ricas tradições de conhecimento, foram todas excluídas do ensino superior. Junto com elas, os mestres e as mestras dessas tradições foram igualmente silenciados. Por esse motivo, nosso ensino superior foi construído sob o signo de uma dupla exclusão: exclusão étnico-racial e exclusão epistêmica. Articulando cotas étnico-raciais, cotas epistêmicas, Encontro de Saberes, Notório Saber, polimatia e transdisciplinaridade, podemos agora formular um modelo de refundação completa do modelo eurocêntrico e branco de universidade brasileira. Uma universidade aberta a novos saberes, sujeitos e epistemologias deve passar, necessariamente, por um rearranjo radical do seu modelo vigente, que pode ser descrito como monoepistêmico, monocultural, monolíngue, monoétnico e monorracial. Com base no Encontro de Saberes, apresentamos a proposta dos Três Troncos Epistêmicos - ocidentais, indígenas e afro-diaspóricos - e com eles podemos finalmente formular um modelo próprio e original de universidade brasileira: multicultural, plurilingue, multiétnica, multirracial, omni-inclusiva, transdisciplinar e pluriepistêmica. <![CDATA[<b>Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação</b>: <b>Lei de cotas teve papel central para a entrada de negros, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades públicas</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo demonstra a centralidade da Lei de Cotas no processo de democratização do acesso ao ensino superior, sinalizando sua importância para a entrada de estudantes oriundos de escolas públicas, negros e indígenas nas universidades públicas. Ao mesmo tempo em que reconhece que algumas Instituições Federais de Ensino Superior e coletivos de pesquisadores envidaram esforços para avaliar a política de cotas, o artigo chama a atenção para a ausência de avaliações sistemáticas e abrangentes da Lei de Cotas na sua primeira década de existência, que deveriam ter sido capitaneadas pelo Ministério da Educação. Por fim, propõe 10 pontos para discussão no processo de monitoramento, avaliação, aperfeiçoamento e revisão da Lei 12.711/2012. <![CDATA[<b>Inovações curriculares na interface entre educação básica e universidade</b>: <b>discutir o currículo escolar é tratar de conhecimentos e perspectivas sócio-históricas sobre o conhecimento</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura abordar a questão da inovação curricular como algo que se mostra relevante ante o contexto social-histórico na nossa contemporaneidade. Aspectos da relação educação básica e universidade são destacados e características relativas a processos de mudança são abordados. Parte-se da ideia de que o trabalho universitário tem base no trabalho da educação básica e ambos compõem o contínuo processo formativo das novas gerações, e que, tratar de currículo escolar, em qualquer dos níveis educacionais, é tratar de conhecimentos e perspectivas sócio-históricas sobre conhecimento. <![CDATA[<b>Diálogo permanente com a sociedade numa Universidade Freireana</b>: <b>para Paulo Freire, o diálogo entre o saber popular e o saber científico é fundamental</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata das diversas manifestações de Paulo Freire ao longo da sua vida sobre a universidade e o seu papel a partir dos seus escritos. Descreve sobre os diversos períodos de trabalho do educador em universidades antes, durante e posterior ao seu exílio. Apesar de o foco central das suas preocupações como educador ser a alfabetização de adultos e o papel da educação no contexto de uma pedagogia crítica, Paulo Freire não deixou de refletir sobre como a universidade poderia desempenhar a sua missão a serviço dos oprimidos em um contexto de injustiça social. O diálogo com a sociedade, em particular com os setores populares dentro e fora das universidades, fortalece o seu papel político e pedagógico, sem perder a rigorosidade necessária do trabalho acadêmico. Para Freire, dentre os desafios, são fundamentais o diálogo entre o saber popular e o saber científico e a contribuição que as universidades teriam para qualificar a educação básica de maneira a facilitar a entrada, a participação e o diálogo com os mais pobres. <![CDATA[<b>Financiamento público para a produção do conhecimento</b>: <b>que caminhos seguir? Como viabilizar os recursos financeiros para implementar mais condições para a produção do conhecimento no Brasil?</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A produção do conhecimento no Brasil se realiza mais intensamente no contexto dos programas de pós-graduação stricto sensu implantados nas diversas regiões do país. No período pós-impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, houve um desfinanciamento generalizado nas funções orçamentárias que deteriorou os orçamentos vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Adota-se no estudo a premissa que se quer a produção do conhecimento, contribuindo na construção de um país soberano, de estado democrático e de direito, que defenda a vida, os direitos sociais, uma educação da população com qualidade em todos os seus níveis, etapas e modalidades, e que tenha como resultado final a diminuição da desigualdade social existente no Brasil. Realizam-se comparações entre o Brasil e os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para estabelecer possíveis caminhos a seguir para encaminhar soluções compatíveis com a premissa estabelecida. Diversos indicadores são discutidos e apresenta-se um conjunto de possíveis fontes de recursos que poderiam ser estruturadoras de políticas e ações que conseguissem concretizar os caminhos apresentados para os diversos setores nacionais que, direta ou indiretamente, se relacionam à produção do conhecimento, sobretudo, os da educação e ciência e tecnologia. [i] <![CDATA[<b>Porque o Brasil precisa de um Sistema Nacional de Educação Superior, Ciência e Tecnologia? Sistema teria o potencial para promover e amplificar ações para enfrentamento dos desafios do desenvolvimento socioeconômico brasileiro</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo traz uma reflexão sobre a necessidade de integração da educação superior, da ciência e da tecnologia como partes interdependentes de um sistema nacional. Partindo de aspectos do ensino superior, aponta o potencial desse sistema em promover, amplificar, articular agentes e ações para enfrentamento dos desafios do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. <![CDATA[<b>Conectividade, ensino superior e internacionalização</b>: <b>o Consórcio e o Mestrado Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação (Euromime) e a conexão de territórios acadêmicos</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>Diversidade e direitos humanos na universidade do futuro</b>: <b>pensar a diversidade e os direitos humanos na universidade contribui para ampliar os diálogos e a luta por uma sociedade mais equitativa</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>Planejamento Curricular e Avaliação Educacional: contribuições para uma prática educativa emancipatória</b>: <b>é preciso dar respostas às demandas educacionais, constituindo espaços de fortalecimento de relações com os sistemas de ensino e com os segmentos sociais</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>O papel da universidade na pandemia</b>: <b>frente a uma série de desmontes, a universidade manteve-se fundamental, ativa e solidária em ações nas mais diversas áreas para o enfrentamento da maior crise do século</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>Novas cores e contornos na Universidade - o perfil do estudante universitário brasileiro</b>: <b>país avança na inclusão de estudantes no ensino superior, mas políticas públicas precisam de aperfeiçoamentos, especialmente as de permanência</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>Nos currículos do ensino superior, extensão agora vale tanto quanto gorjeta</b>: <b>apesar de desvalorizada, extensão pode contribuir para a inovação social</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>A Universidade do Futuro</b>: <b>o mundo e as demandas estão mudando, a universidade e seu tripé fundamental enfrentam tempos de adaptação e reflexão sobre o futuro</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>A ciência da reconstrução nacional</b>: <b>como a CT&I pode contribuir com os problemas enfrentados no Brasil hoje?</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis. <![CDATA[<b>Universidade pública no Brasil</b>: <b>nova expansão com novos significados: a universidade brasileira ampliou e diversificou suas vagas, tornando seu acesso mais democrático</b>]]> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252023000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o relato de uma investigação qualitativa, realizada junto a egressos de um dos cursos de pós-graduação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação), no âmbito do Programa Erasmus Mundus, da Comunidade Europeia. Os egressos participantes da investigação, todos atuando como docentes em instituições de ensino superior, foram consultados acerca da efetividade das dinâmicas de internacionalização e de conectividade que caracterizaram a iniciativa, encerrada em 2014. Considerando o quadro teórico acerca da emergência de um Novo Modo de produção de Conhecimentos [1], os resultados alcançados apontam que prover conectividades irrestritas e fomentar a internacionalização mais ampla possível são condições necessárias para a implantação e a condução de programas de Ensino Superior condizentes com o Novo Modo de Produção de Conhecimentos, que os almeja em maior quantidade, com maior valor agregado, heterogêneos, socialmente responsáveis, contextualizados, transdisciplinares, úteis e aplicáveis.