SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.59 n.2 São Paulo abr./jun. 2007

     

     

     

    O Brasil é tão múltiplo e diverso que mesmo o mito de sua diversidade é múltiplo e diverso.

    Voltado para si mesmo, desdobra-se, contudo, em desmesuras de relacionamentos apaixonados com o outro, seu dessemelhante.

    É, assim, um país de forte vocação internacional, tanto pelo que desperta no outro, no estrangeiro, quanto pelo que o outro desperta no nosso olhar: curiosidade, interesse, humildade formal, cordialidade e disponibilidade para a atenção e o apoio nas situações mais fáceis do cotidiano dos estranhamentos.

    O país é dinamicamente multicultural e diverso na sua identidade que, entre outras coisas, está assentada sobre a particular universalidade da língua portuguesa.

    A diversidade étnica e cultural que caracteriza a dinâmica das relações sociais no Brasil permanece um tema constante nas ciências humanas, nas artes, na literatura e mesmo, mais recentemente, nas políticas públicas de afirmação do negro e do índio na nossa sociedade.

    As cotas nas universidades são uma importante estratégia dessas políticas afirmativas e constituem um passo importante no reconhecimento formal das diferenças como condição de nossa identidade.

    Este número de nossa publicação traz como Núcleo Temático o Multiculturalismo e com ele a variedade de assuntos tratados nas várias seções da revista, ela própria diversa e única no binômio Ciência e Cultura de sua identidade.

     

    CARLOS VOGT
    Editor chefe, abril de 2007