Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
- Cited by Google
- Similars in SciELO
Share
Ciência e Cultura
Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660
Cienc. Cult. vol.54 no.1 São Paulo June/Sept. 2002
BIOLOGIA
Marcadores genéticos evitam surpresas
Como garantir que o bezerro, fruto de melhoramento genético, contém de fato todas as características projetadas de resistência a doenças e maior produtividade em carne e leite? Até há pouco tempo, o pecuarista tinha que se resignar a aguardar o ciclo normal de vida do animal para saber se essas qualidades, objetivo da seleção inicial, vingaram. A pesquisadora da Embrapa Pecúária Sudeste, Luciana Correia de Almeida Regitano, decidiu acelerar o processo e não dar margem ao acaso, utilizando marcadores genéticos.
O traço dos pais pode se perder no caminho (não sendo selecionado durante a mistura de material genético da mãe e do pai) ou simplesmente não se expressar, o que torna a pura observação das características físicas um método pouco eficiente. Na unidade de São Carlos, no interior paulista, a pesquisadora passou a usar esses marcadores como modo de identificar se as características foram repassadas com sucesso já nos primeiros descendentes do cruzamento de fêmeas da raça Nelore com touros Simental, Aberdeen angus e Canchim, todos gado de corte.
Os marcadores genéticos funcionam como etiquetas que identificam como os genes envolvidos na herança de características de importância econômica (ETLs) são repassados para o próximo descendente. Isso é feito através de exame do DNA do sangue ou sêmen dos animais. A técnica não é inédita e já é aplicada para várias espécies, mas é a primeira vez que se usa para estudar o efeito de genes heterozigotos (misturado ou não puro) nessas raças de bovinos.