SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.59 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007

     

     

     

    Crítica genética é o tema central deste número da revista Ciência e Cultura dedicado a essa linha de reflexão e pesquisa dos estudos literários no Brasil.

    O conjunto de artigos que integram este Núcleo Temático coordenado pela professora Claudia Amigo Pino dão uma medida expressiva da importância dos trabalhos que vêm sendo produzidos já a partir do final dos anos 1960 e que foram anunciando, como precursores, a afirmação da tendência como uma vertente indispensável dos estudos críticos, históricos e teóricos da obra literária no país.

    Desde o seu surgimento na França como reação às abordagens estruturalistas do texto literário, mas também como continuidade de várias conquistas metodológicas no tratamento de seu processo de criação, a crítica genética consolidou-se, definiu seu objeto de estudo, institucionalizou-se e difundiu-se de forma interativa e integradora por diferentes países.

    No Brasil, o professor de literatura francesa, Philippe Willemart, da Universidade de São Paulo, teve um papel fundador e tem sido uma militância intelectual eficaz nesse processo de institucionalização dessa corrente da crítica literária.

    Telê Ancona Lopez, também da USP é, nesse sentido, uma precursora e sua dedicação apaixonada, disciplinada e inteligente à biblioteca de Mário de Andrade tem trazido à luz aspectos reveladores do processo criativo desse mais que importante poeta, escritor, estudioso e ensaísta do nosso modernismo.

    Vários outros artigos de pesquisadores de destaque compõem o Núcleo Temático deste número da Ciência e Cultura e trazem para o leitor uma visão compreensiva e clara de uma corrente teórica e crítica fundamental para o entendimento dos intrincados processos envolvidos na gênese da obra literária.

    Reportagens, notícias, informações completam o panorama deste número em que Ciência e Cultura é também literatura, em crítica, em prosa, em poesia.

     

    CARLOS VOGT
    Editor chefe, janeiro de 2007