SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Abstract

    CUNHA, Luiz Antônio. Intervenientes político-ideológicos na educação brasileira: análise das duas disciplinas mais controversas nos currículos escolares entre duas celebrações (1922/2022). Cienc. Cult. [online]. 2022, vol.74, n.3, pp.1-9. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220041.

    O objetivo deste texto é apontar a existência de fatores intervenientes no ensino das Ciências da Natureza e da Vida, assim como das Humanas e Sociais, presentes tanto no primeiro como no segundo centenário da Independência. Esses fatores compreendem a socialização política e ideológica que potencializam a falta de professores qualificados, de laboratórios e de bibliotecas, além de uma didática inadequada - tais carências não foram nem são responsáveis únicas pelo insuficiente ou errôneo aprendizado nas disciplinas científicas. Em termos propriamente curriculares, o texto focaliza as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica.

    Keywords : Política Educacional; Socialização Política; Ensino Religioso; Educação Moral e Cívica; Pública.

            · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )