Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
Compartir
Ciência e Cultura
versión impresa ISSN 0009-6725versión On-line ISSN 2317-6660
Resumen
CUNHA, Luiz Antônio. Intervenientes político-ideológicos na educação brasileira: análise das duas disciplinas mais controversas nos currículos escolares entre duas celebrações (1922/2022). Cienc. Cult. [online]. 2022, vol.74, n.3, pp.1-9. ISSN 0009-6725. http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220041.
O objetivo deste texto é apontar a existência de fatores intervenientes no ensino das Ciências da Natureza e da Vida, assim como das Humanas e Sociais, presentes tanto no primeiro como no segundo centenário da Independência. Esses fatores compreendem a socialização política e ideológica que potencializam a falta de professores qualificados, de laboratórios e de bibliotecas, além de uma didática inadequada - tais carências não foram nem são responsáveis únicas pelo insuficiente ou errôneo aprendizado nas disciplinas científicas. Em termos propriamente curriculares, o texto focaliza as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica.
Palabras clave : Política Educacional; Socialização Política; Ensino Religioso; Educação Moral e Cívica; Pública.