SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión impresa ISSN 0009-6725versión On-line ISSN 2317-6660

    Resumen

    SA, Dominichi Miranda de; VIEIRA, Tamara Rangel; CASAZZA, Ingrid Fonseca  y  BRITO, Carolina Arouca Gomes de. As viagens médico-científicas na construção do Brasil: participação histórica das ciências foi fundamental na formulação de políticas públicas e na reflexão sobre os rumos do país. Cienc. Cult. [online]. 2022, vol.74, n.3, pp.1-9. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220045.

    Este artigo procura discutir as relações entre os debates médico-científicos e a história do processo de construção do Estado e das visões sociais sobre o país. Nosso foco serão as viagens científicas, realizadas na virada do século XIX para o XX, que acompanharam projetos estatais de conhecimento, integração e "modernização" do território, pois legaram farta documentação, como relatórios, fontes iconográficas variadas, diários e cadernos de campo, e ajudaram a construir importantes representações do espaço físico e das populações do Brasil. Intérpretes, reformadores ou projetistas do país, médicos e cientistas, nos seus trabalhos de campo e em inventários do mundo natural, discutiram temas como saúde e doença, mas também questões políticas, como expansão da presença da autoridade pública no território, e dinâmicas sociais, como família, alimentação, vestuário, habitação, trabalho, formas de opressão, violência e dominação, ocupação do espaço, exploração de recursos naturais, biodiversidade, contrastes culturais, sociais e econômicos. Também difundiram equívocos, sobretudo no que se refere ao interior do território, apresentado como um grande vazio demográfico. O panorama histórico visa demonstrar o processo de articulação entre ciências e projetos de país. O tema é importante agenda de futuro a ser atualizada nesta ocasião em que refletimos sobre os desafios nacionais no Bicentenário da Independência.

    Palabras clave : Bicentenário da Independência; História das Ciências; Viagens Científicas; Construção do Território Brasileiro; Visões sobre a População Brasileira.

            · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )