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    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Resumo

    CARVALHO, Maria Rosário de. Os indígenas pedem passagem. Cienc. Cult. [online]. 2024, vol.76, n.2, pp.01-06. ISSN 0009-6725.  http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20240037.

    Em 1971, como estudante de ciências sociais, observei a extrema penúria da população indígena pataxó na Aldeia de Barra Velha, na Bahia. A assistência da Funai era recente e insuficiente. Três décadas depois, a população cresceu e a aldeia se tornou um centro para 23 grupos locais. A escolarização avançou, com muitos jovens indígenas ingressando em universidades. A Constituição de 1988 e a LDBEN de 1996 promoveram o ensino bilíngue e intercultural, valorizando as culturas indígenas. Apesar dos desafios, o movimento indígena superou obstáculos e fortaleceu a educação diferenciada, com apoio governamental e criatividade na implementação.

    Palavras-chave : Indígenas; Educação; Educação indígena; Povos originários.

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