SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.54 n.1 São Paulo jun./set. 2002

     

     

     

    COMUNIDADE

    Pesquisadores da UERJ mapeiam violências pública e privada

     

    O Núcleo de Pesquisa das Violências (Nupevi), ligado ao Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), estuda e faz o mapeamento das violências doméstica, institucional e ligada ao tráfico de drogas. Criado em 1997 e coordenado por Alba Zaluar, o Nupevi trabalha em conjunto com outras instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação João Pinheiro, também de Minas Gerais.

    Uma das pesquisas realizadas no Nupevi investiga a influência da violência domiciliar na desnutrição infantil. Outro tema de investigação do núcleo, pesquisado em parceria com a UFMG, são as taxas de criminalidade em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O Nupevi dá destaque também para o estudo do tráfico internacional de drogas no Rio de Janeiro, suas redes de atuação e sua influência na sociedade.

    A coordenadora do Nupevi relaciona a violência do tráfico à repetência e evasão escolar nos bairros onde ele ocorre. “A existência de opções de trabalho informal no mercado ilegal das drogas, assim como em outros tipos de crimes contra a pessoa e o patrimônio, também contribui para diminuir, aos olhos dos alunos pobres, a importância da escolarização e das oportunidades de profissionalização que ela oferece”, diz Zaluar.