SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.54 n.1 São Paulo jun./set. 2002

     

     

    SOCIOLOGIA

    UFRGS avalia papel dos conflitos na construção da cidadania

     

    Em 1997, pesquisadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criaram um núcleo de estudos chamado “Violência e Cidadania”. Coordenado por José Vicente Tavares dos Santos e Juan Mario Fandino Marino, do IFCH, o núcleo realiza pesquisas sobre conflitos agrários, sistema penitenciário e violência na escola, entre outras.

    Sobre as causas da expansão da violência na sociedade brasileira, Santos e Marino afirmam que “suas raízes sociais estão no aumento do desemprego na economia, no enfraquecimento das instituições socializadoras e na banalização da violência pelos meios de comunicação de massa”. Segundo eles, a expansão da violência ocorre tanto pelo espaço social como por agentes do Estado, enquanto a cidadania tem sido dilacerada.

    Um dos trabalhos de maior repercussão do núcleo é o “Mapa Social da Violência e Cidadania”, ligado aos estudos sobre criminalidade, sistema prisional e organizações policiais.

    Os pesquisadores no núcleo “Violência e Cidadania”, da UFRGS, além de participar de fóruns, debates e seminários e de entrevistas na mídia, atuam em cursos de formação de policiais e profissionais da área de segurança pública.