SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.54 n.2 São Paulo out./dez. 2002

     

     

    IBGE

    Indicadores unificados de criminalidade

     

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério da Justiça prepara um levantamento das informações disponíveis sobre criminalidade em cada secretaria estadual de segurança pública. O projeto, ainda em fase inicial, tem como objetivo propor procedimentos unificados nacionalmente, para criar um modelo único de registro de ocorrências policiais no país.

    Antônio Carlos Alkmin, coordenador do projeto, adianta que cada estado processa de forma diferente as ocorrências. "Do preenchimento de questionários até os conceitos do que é criminalidade, são procedimentos desiguais entre as localidades, o que dificulta comparar e acompanhar os índices de criminalidade no país".

    O projeto ocorrerá em duas fases: uma treinando todos os envolvidos no registro de ocorrências; outra na pesquisa com as vítimas diretas ou indiretas, nos domicílios, para checar a incidência de ocorrência de criminalidade, comparada aos dados registrados nas delegacias. Alkmin ressalta que nem sempre as vítimas procuram a polícia e a pesquisa vai entender por quê a vítima nem sempre denuncia e como é tratada quando registra uma ocorrência. Essa etapa do trabalho deve ocorrer de 2003 a 2004.