SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.55 n.1 São Paulo jan./mar. 2003

     

     

     

    LANÇAMENTO

    LIVRO RESGATA A HISTORIA DE EPIDEMIAS

     

    A Editora da Unicamp acaba de lançar o livro Três epidemias – lições do passado, de autoria da especialista em medicina tropical e doenças infecciosas, Rachel Lewinsohn. Ela faz um traçado histórico da peste negra ocorrida no século XIV, da cólera nos séculos XIX e XX, e da doença de Chagas no século XX. Foram epidemias que dizimaram grandes populações e, segundo a autora, ainda continuam batendo à nossa porta. "Se em determinado momento da história da medicina brasileira, pesquisadores não tivessem duvidado da importante descoberta do doutor Carlos Chagas, muito provavelmente hoje não teríamos um número tão alto de indivíduos portadores da doença de Chagas", avalia.

    Ao preservar o contexto histórico de ocorrência dessas doenças, a médica evidencia o elo fundamental existente entre as três epidemias, o que permite concluir que não existe nenhuma garantia de que elas não reapareçam na atualidade.

    De acordo com a especialista, somente com um trabalho integrado de vigilância entre autoridades sanitárias, classe médica e população será possível controlar e evitar que grandes epidemias ressurjam em pleno século XXI.