SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.55 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

     

    Cartas

    cienciaecultura@sbpcnet.org.br

     

     

    Privatização do ensino

    Desapontou-me ler, no nº. de abril-junho, a nota "Acordo da OMC mercantiliza a educação", pelos simplismos e lugares-comuns que contém. O Gats não significa a diminuição das barreiras legais para a privatização do setor de serviços, mas apenas a introdução do tratamento nacional e de regras de transparência em áreas antes restritas. Aqueles que se alarmam com um sistema educacional privatizado devem estar vivendo em outro planeta pois que mais da metade dos serviços educacionais nacionais já funciona nesse regime. As declarações de Susan George sobre as patentes estão tão afastadas da realidade que não merecem sequer uma refutação ponto por ponto.

     

    Paulo R. de Almeida, sociólogo
    pralmeida@mac.com

     

    Resta o fato, fundamental, de que há um processo internacional de transformação da educação em serviço, como, aliás, já vem acontecendo há alguns anos com a mercantilização da saúde no mundo.

     

    Rafael Evangelista

     

     

    Portinari

    Recebi a revista, como sempre, excelente. Parabéns! O texto de Eustaquio Gomes é ótimo! Trabalho na area cultural do Centro Universitário Univates, em Lajeado/RS, no Vale do Rio Taquari. Estamos promovendo um concurso de releituras das obras de Portinari entre as escolas da região, do pré até o 2º grau. Solicito, se possível, o e-mail de João Cândido Portinari, para ver da possibilidade de sermos incluídos numa exposição itinerante.

     

    Laura Peixoto

     

     

    Site

    Venho sugerir-lhes que coloquem em algum ponto da revista Ciência e Cultura - Temas e Tendências o endereço do site da SBPC. Aproveito para cumprimentá-los pela excelente qualidade da publicação.

     

    Roberto Carvalho
    Belo Horizonte

     

    O endereço do site da SBPC é http://www.sbpcnet.org.br

    O endereço para acesso eletrônico do conteúdo da revista, pela metodologia SciELO, é: http://cienciaecultura.bvs.br

     

     

    Artigo

    Consultei a Ciência e Cultura e gostei de vários de seus artigos e notícias. A minha principal área de pesquisa é "transferência de calor em ebulição". Gostaria de saber se a revista aceitaria uma contribuição no assunto.

     

    Júlio César Passos
    Professor da UFSC

     

    A sugestão de artigo pode ser encaminhada para avaliação do conselho editorial da revista, no email cienciaecultura@sbpcnet.org.br

     

     

    Biblioteca virtual

    Meu nome é Ana Paula Camargo, captadora de acervo da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro da Escola do Futuro da USP. Tal projeto atende estudantes e professores, desde o ensino infantil até o universitário.

    Achamos que a revista Ciência e Cultura se enquadra perfeitamente no perfil de nosso público, por isso venho por meio desta, convidar-lhe a participar desta parceria, autorizando-nos a colocar na BibVirt, os artigos desta revista. A visita ao site da BibVirt pode ser feita no endereço www.bibvirt.futuro.usp.br

     

    Ana Paula L Camargo

     

     

    Violência

    Sou o comandante do 3º BPM/ PMES. Durante a apresentação de uma pesquisa no IPES - Instituto de Apoio À Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves, sobre " Mortes Violentas de Jovens no Espírito Santo 1991-2000", tive acesso a revista Ciência e Cultura - Ano 54 - nº 1.

    Há possibilidade de envio de um exemplar da citada revista? Desde já agradeço, pois a publicação é um referencial para quebra de paradigmas na busca do comprometimento dos nossos militares estaduais com o Estado Democrático de Direito.

     

    Ten Cel Marcos Antônio de Oliveira Campos

     

     

    Nota da redação: O conteúdo das cartas pode ser reduzido, por problema de espaço.Requisições e consultas são, geralmente, respondidas por e-mail.