SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.56 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2004

     

    450 anos

    HISTÓRIA DA CAPITAL PAULISTA É REVISITADA

     

    Os 450 anos da fundação de São Paulo devem acrescentar opções ao calendário de eventos de arte e espaços culturais disponíveis na cidade. A data de largada da programação oficial é 25 de janeiro, mas as preparações começaram muito antes. Uma das exposições, que ocupará todo primeiro semestre - de 12 de janeiro a 27 de junho – é iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS), inteiramente dedicada à história iconográfica da cidade de São Paulo. Integra a mostra, o lançamento de um número especial dos Cadernos de Fotografia Brasileira, publicação temática já consagrada do instituto.

    O IMS possui um acervo com mais de 120 mil fotografias e tem no registro da capital paulista um de seus pontos altos. Para a mostra comemorativa foram selecionadas 450 imagens de São Paulo, desde 1826 até os dias atuais, com destaque para as fotografias de Militão Augusto de Azevedo, autor do Álbum comparativo da cidade de S. Paulo, 1962-1887 que registram os primeiros sinais de crescimento da futura megalópole.

    A mostra ocupa três espaços na capital paulista: o próprio IMS de São Paulo, sua galeria no Unibanco Artplex e a galeria do Sesi. Ela é dividida em seções temáticas, entre elas a que retrata o ciclo do café, a que mostra os reflexos do desenvolvimento da cidade na vida dos habitantes e a que revela o olhar feminino sobre São Paulo, com imagens registradas por mulheres como Hildegard Rosenthal e Madalena Schwartz, entre outras.

     

     

    Um evento de cinema, patrocinado pelo banco Santander/Banespa, ocorrerá de16 a 30 de janeiro; a abertura será no Unibanco Artplex, mas alguns filmes também serão exibidos em bairros da periferia . Na véspera do aniversário, será lançado um livro sobre a história da prefeitura de São Paulo, e no dia 25, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta a Missa Solene, de Beethoven, na Catedral da Sé.

    PAULISTANOS REVELAM SUA CIDADE Um festival de vídeo promovido pela SPTV – braço da Rede Globo na região metropolitana de São Paulo – revelou personagens, histórias e curiosidades da cidade. Treze associações de bairro se inscreveram no concurso para realizar pequenos documentários que mostram faces menos conhecidas da "Paulicéia Desvairada".

    No Cambuci, o ourives João Carlos improvisou uma ilha de edição nos fundos de sua casa, e além de editar o vídeo, ele próprio filmou, fez entrevistas e descobriu, entre outras coisas, que o cantor Ed Carlos, da jovem guarda, ainda dá canja num barzinho do bairro. A arquiteta e urbanista Regina Monteiro, ligada à Sociedade Amigos do Bairro do Brooklin, revela em seu vídeo a casa de um fotógrafo que trabalha com astros da MPB. E o vídeo sobre Campo Belo, mostra, entre outras coisas, o viveiro construído por um morador para abrigar os pássaros do bairro.Os três melhores vídeos selecionados serão apresentados em telejornais da Rede Globo, em janeiro, e receberão como prêmio um certificado de vencedor do concurso.

    CRÔNICAS A Biblioteca Pública Municipal "Mário de Andrade" dedica a sua primeira edição do Prêmio Biblioteca Mário de Andrade de Literatura aos 450 anos de São Paulo, um concurso de crônicas sobre a capital paulista. As cinco crônicas vencedores serão publicadas no jornal Diário de São Paulo e as 50 classificadas serão editadas em livro, a ser distribuído para bibliotecas públicas e lançado durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em abril de 2004.

     

    Rodrigo Cunha