SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.56 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2004

     

     

    Novo museu

    AS ESCULTURAS DE RODIN EM SALVADOR

     

    O primeiro museu internacional a ser instalado no Brasil já tem destino certo: Salvador. Num acerto de comodato com o Museu Rodin, de Paris, o Palacete Comendador Bernardo Martins Catharino, uma mansão residencial do início do século XX, vai abrigar 62 esculturas originais do artista francês. A inauguração está prevista para novembro de 2004 e é fruto de um projeto cultural inovador, sem fins lucrativos, informa Maria Ignes Mantovani, museóloga da empresa Expomus e uma das responsáveis pelo projeto do museu brasileiro de Rodin. As obras originais foram cedidas por um período de três anos. O governo da Bahia comprou quatro réplicas de esculturas em bronze, que ficarão expostas na área anexa do palacete, que está sendo restaurado para acolher o acervo.

    A Secretaria Estadual de Cultura e Turismo conseguiu um acordo inédito de concessão do Ministério da Cultura e Comunicação da França, ficando responsável pela infra-estrutura, conservação e logística das obras, e se comprometendo, também, a criar uma estrutura educacional, associada ao museu. A concessão do Museu Rodin Paris de obras originais e sem a cobrança de royalties, teve uma forte motivação cultural, uma vez que Salvador apresenta influências francesas em sua história, explica Maria Ignes.

    A instalação do Museu Rodin em Salvador, além de expandir o eixo cultural para além das fronteiras Rio-São Paulo, apresenta-se também como uma possibilidade de desenvolvimento social, através do aumento do potencial para o turismo histórico-cultural da região.

    COMPLEXO ARTÍSTICO O Museu Rodin Salvador não terá, exclusivamente, exposições de obras assinadas pelo escultor francês. Nos fundos do velho palacete será construído um novo bloco arquitetônico, no qual serão abrigadas as exposições temporárias de arte contemporânea de diversos artistas, além de gerar espaços para a realização de oficinas de arte e atividades de educação. A implantação e o gerenciamento do museu ficarão a cargo de uma sociedade civil criada especificamente com esse objetivo: a Sociedade Cultural August Rodin. "Esse é o diferencial do Museu Rodin Salvador: terá acompanhamento dos franceses, mas os projetos arquitetônico, museológico e gerencial serão realizados por uma equipe brasileira", conclui Maria Ignes.

     

    Luciene Zanchetta