SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.56 n.2 São Paulo abr./jun. 2004

     

     

     

    REVISTA

    Ciência & Ambiente debate a agricultura sustentável

     

     

    A agricultura sustentável no Brasil esteve em pauta durante 2003. Da academia ao terceiro setor, o tema motivou eventos científicos importantes, manchetes dos jornais e programas de televisão. Por conta desse interesse no assunto, a publicação semestral Ciência & Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria dedicou sua última edição à agricultura sustentável.

    Entre os muitos significados atribuídos ao termo "sustentável", a revista enfoca a sustentabilidade ecológica dos modelos agrícolas atualmente praticados, em 11 artigos escritos por formadores de opinião de várias instituições brasileiras. O pesquisador Flavio Moscardi, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias - Embrapa-Soja (Londrina), trata do problema das pragas agrícolas e da velha discussão sobre o uso de insumos químicos.

    Além das discussões pontuais e técnicas, os artigos conduzem a uma análise de como a mudança de paradigma anunciada pela agricultura sustentável não é nada pacífica, e representa um grande desafio para a humanidade. A banalização dos discursos sobre sustentabilidade passa a idéia de que basta ser "sustentável" para que os problemas estejam resolvidos. Mas há a questão crucial a ser respondida: o que é ser sustentável? Em seu artigo, João Carlos C. Gomes da Embrapa-Clima Temperado (Pelotas) mostra que a construção do paradigma agroecológico ainda está em processo. Talvez seja por essa razão, argumenta outro articulista, João Carlos Canuto, também da Embrapa, que os diversos conceitos sobre desenvolvimento sustentável sejam ambíguos e pouco operacionais.

    www.ufsm.br/cienciaeambiente