SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.56 no.2 São Paulo Apr./June 2004

     

     

    Surrealismo

    CENTENÁRIO DE SALVADOR DALI

     

    Em 11 de maio de 1904 nascia em Figueiras, no nordeste da Espanha, Salvador Dali, que se tornaria conhecido como o grande gênio do surrealismo. O centenário de nascimento do artista será comemorado por instituições culturais ao redor do mundo, uma oportunidade para conhecer de perto grande parte da obra do artista. Estão programadas exposições, seminários, congressos, publicações e até calendários gastronômicos com os pratos prediletos do artista, além de homenagens também no mundo da moda, como a inclusão das suas alpargatas, pelo desenhista Antoni Miró, no vestuário oficial do Fórum de Barcelona, onde ocorrerá uma das maiores exposições, intitulada Dali – Cultura de Volumes, e irá reunir cerca de 400 obras. Essa exposição passa depois por Madri, para viajar, então, para os Estados Unidos e a Holanda, procurando mostrar como as grandes mudanças tecnológicas e econômicas do século XX se refletiram no universo visual do artista.

    O Museu Salvador Dali, na Flórida (EUA), organizou a exposição Dali centenário – uma coleção americana que, cronologicamente, ilustra as diversas fases da produção artística de Dali, apresentando também alguns documentos inéditos do artista. Outra mostra importante será realizada em Veneza, com 150 obras representativas de todas as vertentes criativas do pintor.

    A Fundação Gala-Salvador Dali, localizada na cidade natal do pintor, vai promover a mostra O Quixote segundo Salvador Dali, com desenhos e aquarelas feitas pelo pintor para ilustrar a obra de Cervantes, além da publicação do livro Dom Quixote, com a reprodução de 38 ilustrações de 1945. Outra publicação prevista é o último romance escrito por Dali, Visages cachés, onde relata a história de um grupo de aristocratas, "um romance sobre a evolução e os conflitos das grandes paixões humanas", segundo prefácio do autor.

    PARCERIA SURREAL Dali e Walt Disney se conheceram e realizaram um trabalho em parceria, em 1946. O curta-metragem de 6 minutos, chamado Destino, ficou engavetado por quase 60 anos, por razões financeiras. O projeto, que traz enigmáticas obras de Dali organizadas em um formato precursor ao dos videoclips, foi resgatado por Roy, um sobrinho de Walt Disney.

     

    Luciene Zanchetta