SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.56 n.3 São Paulo jul./set. 2004

     

    APRESENTAÇÃO

    CLONAGEM, CÉLULAS-TRONCO E BANCOS DE CORDÃO UMBILICAL

    Mayana Zatz

     

    A grande revolução trazida pela clonagem reprodutiva da ovelha Dolly foi mostrar que uma célula de um mamífero já diferenciada poderia ser reprogramada e voltar a ser totipotente, ou seja, produzir qualquer tecido humano.

    Mas na realidade o maior avanço pós-Dolly foi: a) mostrar que a clonagem reprodutiva humana deve ser banida, pois representa um risco biológico inaceitável; e b) abrir um leque gigantesco de perspectivas de terapia celular com células-tronco e que podem representar o futuro da medicina regenerativa.

    As células-tronco podem ser obtidas de tecidos adultos, incluindo o sangue da placenta e cordão umbilical, ou terem origem embrionária. Ainda não sabemos qual é o potencial das células do primeiro grupo de diferenciar-se nos vários tecidos humanos, mas sabemos que as embrionárias têm o potencial de originar todos os tecidos humanos.

    Inúmeros países da Europa e do primeiro mundo já aprovaram pesquisas com células-tronco embrionárias para fins terapêuticos. Essa é também a posição defendida pelas academias de ciência de 63 países, incluindo o Brasil. Entretanto, infelizmente, em março de 2004, um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados não liberou o seu uso no Brasil. Esse projeto tramita agora no Senado e temos esperança que ele possa ser mudado.

    Nessa série de artigos tentamos explicar de maneira mais didática o que é clonagem e o que são células-tronco, o que aprendemos com a ovelha Dolly e com a clonagem reprodutiva de outros mamíferos, a importância das pesquisas com células-tronco embrionárias e da criação de bancos públicos de cordão umbilical, qual é a posição de pessoas que vivem no dia-a-dia o drama dos afetados por doenças neuromusculares que poderiam ser beneficiados por essa tecnologia e, finalmente, os aspectos éticos relacionados com esses avanços.