SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.57 n.1 São Paulo jan./mar. 2005

     

     

     

     

    ARQUITETURA

    Livro discute projetos urbanos de SP e RJ

     

    São Paulo e Rio de Janeiro têm adotado e praticado estratégias distintas e, por vezes, descontínuas de intervenção em seus territórios. É em torno dos programas e projetos urbanos realizados ou apenas propostos para essas duas metrópoles nos últimos 15 anos que se articula o livro Urbanismo: Dossiê São Paulo – Rio de Janeiro.

    Além de ressaltar as especificidades dos dois processos em termos de abrangências e resultados, a publicação também aponta dados coincidentes entre as duas metrópoles, como o crescimento de suas periferias e o esvaziamento de suas áreas centrais, em 24 artigos de pesquisadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde cada autor apresenta sua visão de cidade.

    O livro discorre sobre a necessidade de se pensar e empreender novos tipos de urbanização, a partir de elementos como paisagismo, mobilidade viária e acessibilidade, para promover a reabilitação do centro urbano, entendido dentro de um contexto cultural e social, o que inclui os bairros ao seu redor.

    Uma das articulistas, Regina Meyer, professora da USP e coordenadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole (Lume-FAU-USP), avalia como os projetos em São Paulo para uma maior eficiência no deslocamento da população vêm impondo uma lógica que privilegia a expansão urbana em detrimento da organização de setores já consolidados.

    A expansão das metrópoles e a perda dos centros urbanos é o assunto abordado no prefácio de Dênio Benfatti "De volta ao centro". Um quadro que ilustra seu artigo, sobre a evolução da urbanização do mundo no período 1880 a 2000, evidencia um rápido aumento da taxa de urbanização a partir dos anos 1950, com a multiplicação de cidades com mais de 1 milhão de habitantes, que contavam 70 naquela década, chegando a 320 em 2000.

     

    Ana Carolina Freitas