SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.57 n.1 São Paulo jan./mar. 2005

     

    Pinacoteca

    PERGAMINHOS DO MAR MORTO

     

    Após receber mais de 150 mil visitantes nos dois meses em que esteve no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, a exposição Pergaminhos do Mar Morto: um legado para a humanidade está na Pinacoteca do Estado, na capital paulista, onde fica até 27 de fevereiro. Nela, são apresentados fragmentos originais de textos bíblicos escritos há cerca de dois mil anos, além de 77 artefatos arqueológicos, como jarros, copos e moedas antigas. Esse material foi encontrado casualmente por beduínos, em 1947, nas cavernas de Qumram, próximas ao Mar Morto, e a mostra trazida para São Paulo é resultado da parceria entre a Calina Projetos Culturais e o Instituto de Antiguidades de Israel.

    Além de mostrar as escrituras mais antigas já descobertas do Velho Testamento, a exposição apresenta, ainda, filmes, mapas e painéis sobre a época e o local em que os pergaminhos foram escritos.

     

     

    ESPAÇO LÚDICO A Pinacoteca também preparou atividades para escolas que queiram levar seus estudantes à exposição e um programa que inclui seminários, palestras e debates com especialistas do Brasil e do exterior. A exposição apresenta, ainda, edições novas e antigas do Velho Testamento, para que o visitante possa compará-las aos textos dos Pergaminhos, contemporâneos de Cristo.

     

    Rodrigo Cunha