SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.57 no.3 São Paulo July/Sept. 2005

     

     

     

     

    COLEÇÃO

    Divulgação científica em foco

     

    Terra incógnita, série criada pela Casa da Ciência (UFRJ) e pelo Museu da Vida (Fiocruz), do Rio de Janeiro, vem incrementar ainda mais o crescente mercado editorial de divulgação científica. Dos seis livros previstos para a série, quatro volumes já foram publicados: Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil, em 2002; A divulgação da ciência como literatura, no ano seguinte; e outros dois foram lançados durante o 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência, em abril último.

    A idéia é alimentar uma reflexão sobre o significado atual da divulgação científica, explorando novos temas, enfoques, dilemas e impactos. Luisa Massarani, jornalista e autora do terceiro volume – O pequeno cientista amador – reuniu oito artigos cujo foco é a criança e a inserção da ciência em seu universo cotidiano.

    No primeiro livro, o assunto foi a experiência prática e teórica de vários atores da divulgação científica brasileira, por meio de artigos, entrevistas e depoimentos. Em seguida, tratou-se da relação entre textos de divulgação científica e de literatura, a partir de livros clássicos de divulgação. No recente lançamento, Luisa buscou apresentar alguns desafios e estratégias, sinalizando a necessidade de estimular a curiosidade e a educação infantil, por meio da observação, experimentação e questionamento contínuos. Dessa forma, seria possível superar as defasagens do atual material de divulgação científica existente para esse público, que não permite a participação das crianças no processo de aprendizado, é de baixa qualidade e inadequado.

    Já o quarto livro, que leva o mesmo nome da série – Terra incógnita –, reúne treze artigos oriundos de vários países, e aborda a interface entre ciência e público. A publicação, organizada por Luísa Massarani, Jon Turney e Ildeu de Castro Moreira, conta com alguns dos principais autores da área de divulgação científica. Os temas abordados vão de questões conceituais acerca da cultura científica até a forma como a mídia explora os riscos e incertezas da ciência.

     

    Marta Kanashiro