SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.57 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2005

     

     

    SESC

    Expansão de internet livre

     

    Quando o Serviço Social do Comércio (Sesc) iniciou o projeto Internet Livre, em maio de 2001, o objetivo era atingir o público em geral com o acesso simplificado à rede, por meio de uma estrutura envolvendo desde salas de micros até a capacitação de monitores, chamados de web-animadores. Havia, ainda, o pressuposto de ir além da criação de uma nova possibilidade de entretenimento, destacando a web como um novo espaço de educação informal e realçando as ferramentas de aprendizado disponíveis. Quatro anos depois, o projeto está focado na modernização dos laboratórios e pretende ampliar o uso de software livre.

    Além da facilidade de acesso à web e cursos específicos, a viabilização dos objetivos propostos é feita, segundo Heitor dos Santos Bonfim, web-animador do Sesc-Campinas, por meio de atividades em sincronia com os demais projetos desenvolvidos pela entidade. É o caso das mostras itinerantes, que percorrem diversas unidades, envolvendo apresentações de dança, música, teatro, culinária, além de oficinas, sempre em torno de um tema comum.

    Quatro anos depois do início do Internet Livre, o objetivo agora é a modernização de seus laboratórios, com a instalação de redes wireless, como a da unidade de São José dos Campos neste semestre. O Sesc também pretende aumentar, gradativamente, o uso do sistema operacional Linux: "não só pela redução de custos, mas também por permitirem o livre acesso às informações relativas ao código fonte programa", justifica Bonfim.