SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión impresa ISSN 0009-6725versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.57 n.4 São Paulo oct./dic. 2005

     

     

    DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM FLORESTAN FERNANDES

     

     

    A morte do sociólogo Florestan Fernandes completou 10 anos no dia 10 de agosto de 2005. Ent re as homenagens feitas àquele que é considerado um dos maiores sociólogos brasileiros, está a publicação da obra Democracia e educação em Florestan Fernandes, organizada por Osmar Fávero, professor titular da Faculdade de Educação da Unive rsidade Federal Fluminense (UFF). O livro contém artigos de especialistas como a socióloga Míriam Limoeiro e Roberto Leher, ex-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), além de alunos do programa de pós-graduação em educação da UFF.

    O envolvimento de Florestan Fernandes com a educação já lhe rendeu outras homenagens. No dia 23 de janeiro, o Movimento dos Sem-Terra (MST) inaugurou a Escola Nacional Florestan Fernandes, que visa explicitamente formar quadros para a luta política, econômica e social do movimento.

    Eventos como esse já mostram a tônica das idéias do sociólogo, que lutou a vida toda por uma transformação estrutural da sociedade brasileira. Nesse contexto, a educação aparece em suas obras em seu espectro mais amplo: o autor se refere a ela, inclusive, como um processo envolvendo partidos, intelectuais, Estado e movimentos sociais.

    Outro ponto forte da obra é o contato com a trajetória de vida do intelectual, recuperada em diversos artigos. Em um deles, de autoria do jornalista Marcos Marques de Oliveira, a educação é vista com os olhos críticos do sociólogo participante da vida política do país.

     

    Daniel Chiozzini