SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.58 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2006

     

     

     

    UNESCO

    Convenção em Paris promove a diversidade

     

    Durante a 33ª Conferência Geral das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada em outubro de 2005, em Paris, foi aprovada a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade e das Expressões Culturais, documento que busca garantir igualdade de condições para as manifestações culturais junto ao mercado e, ao mesmo tempo, protegê-las contra os possíveis efeitos de padronização e homogeneização cultural.

    Dos 154 países que votaram no documento, quatro se abstiveram (Austrália, Nicarágua, Honduras e Libéria) e dois votaram contra: Israel e Estados Unidos. Este último teme que a Convenção tire da Organização Mundial do Comércio (OMC) o monopólio sobre o tratamento de questões relativas ao comércio internacional de bens e serviços culturais, o que poderia afetar, por exemplo, as vantagens competitivas que, historicamente, a indústria cinematográfica estadunidense possui.

    Países como o Canadá e a França – que votaram a favor da Convenção – já possuem políticas de proteção na área audiovisual. A Convenção da Diversidade Cultural só entrará em vigor depois da sua ratificação por, pelo menos, 30 países.