SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.59 n.4 São Paulo  2007

     

     

     

    Políticas de ciência, tecnologia e inovação, quanto mais eficientes, eficazes e resultativas, mais se mostram indispensáveis aos programas de desenvolvimento econômico e social dos países. Na verdade, a equação pode ser invertida pela constatação de que dificilmente há desenvolvimento consistente e sustentável no mundo contemporâneo, sem o concurso da eficácia de boas políticas científicas e tecnológicas.

    A lógica da transformação da riqueza em conhecimento e deste em riqueza desenha o ciclo que vai da produção científica à inovação, passando, sempre que for o caso, pelas tecnologias que possibilitam sua apropriação econômica e social através do setor produtivo industrial e de serviços.

    O Brasil tem caminhado bem no que diz respeito aos indicadores de produção científica e tem patinado muito quando se consideram os mesmos indicadores para o seu desempenho em tecnologia e inovação. Quer dizer, tem conseguido estabelecer uma tendência positiva em ascensão, quando se trata de transformar riqueza em conhecimento, mas não, do mesmo modo, quando a questão é transformar conhecimento em riqueza.

    Essas duas faces da moeda, articuladas sobre o eixo da esfinge do conhecimento, articulam também a dinâmica das políticas de ciência, tecnologia e de seu papel nas sociedades contemporâneas.

    Ciência e Cultura, na dinâmica do conhecimento, que busca compreender e divulgar em reportagens, notícias, informações, prosa e poesia, dedica também, neste número, o seu "Núcleo Temático", à busca de uma melhor compreensão e entendimento dos mecanismos dessa articulação.

     

    CARLOS VOGT
    Editor chefe, outubro de 2007