SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número4 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión impresa ISSN 0009-6725versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.59 n.4 São Paulo  2007

     

     

     

    ÍNDIA

    Parceria para revitalizar patrimônio histórico

     

    A Índia, com seus coloridos saris, a gigante Bollywood, a perfumada culinária com suas especiarias e as centenas de dialetos, aproveita o crescimento econômico para investir na preservação de seu patrimônio histórico cultural. Uma parceria público-privado, assinada em julho, se responsabilizará pela revitalização do histórico distrito Nizamuddin, do século XII, localizado em Nova Deli, que abriga o mausoléu do imperador Humayun (1508-1556), tombado como patrimônio histórico mundial pela Unesco em 1993.

    Além de ser o primeiro caso de financiamento privado para a preservação do patrimônio histórico indiano, o foco de ação vai além dos prédios e construções, mas busca regenerar, sobretudo, a área urbana do entorno, e desenvolvê-la socioculturalmente. Entre os esforços estão a recuperação de áreas destinadas à habitação, o oferecimento de treinamentos vocacionais e a concessão de micro-crédito e investimentos em saúde pública. Dessa forma, o conceito de preservação é estendido e se compromete a integrar construções arquitetônicas à paisagem urbana e à sociedade, promovendo desenvolvimento social, cultural e econômico.

    A iniciativa serve como resposta ao polêmico projeto para construir uma estrada de 1,7 km e um túnel, próximo ao túmulo de Humayun, para facilitar o acesso aos jogos da Commonwealth (países ligados à Coroa Britânica) que acontecerão em 2010 no país. Conservacionistas e especialistas alegam que o projeto ameaça o patrimônio cultural, já que poderá aumentar as vibrações no terreno, repleto de restos arqueológicos, e danificar o mausoléu.

    O mausoléu foi construído em 1570 em estilo Mughal, característico do Islã e Pérsia. Segundo a Unesco, a importância da obra se deve ao pioneirismo na construção de um túmulo em conjunto com jardins e que inspirou, entre outros, o fabuloso Taj Mahal, construído entre 1631 e 1648 pelo imperador Shah Jahan.

    O projeto inicia-se neste ano, com previsão de estar concluído em 2012. A parceria foi estabelecida entre o Fundo Aga Khan para a Cultura e a Fundação Aga Khan com a Pesquisa Arqueológica da Índia, o Departamento Nacional de Trabalhos Públicos e a Corporação Municipal de Deli. A Índia hospeda 22 patrimônios culturais da humanidade e outros 5 naturais.

     

    Germana Barata