SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.59 no.4 São Paulo  2007

     

     

    CAIO PRADO JR.

    COMEMORAÇÕES DOS CEM ANOS INCLUEM DIGITALIZAÇÃO DE ACERVOS

     

    A diversidade da obra deste grande historiador, pioneiro em introduzir a questão colonial para a compreensão do Brasil, pretende ser mostrada na série de eventos programados para a comemoração de centenário de nascimento de Caio Prado Júnior (1907-1990). Seu amplo e conhecido currículo – de advogado, historiador, filósofo, cientista social, economista, político – e seus títulos e atuações em diferentes áreas das ciências humanas, não dão conta de dimensionar o impacto de sua obra, que revolucionou as interpretações sobre a formação e a evolução do Brasil e inaugurou uma abordagem historiográfica marxista.

    Duas ações, planejadas para este ano, devem contribuir com o trabalho de inúmeros pesquisadores que mergulham em sua produção intelectual para entender melhor o seu pensamento e o país. Neste ano, será lançada a primeira biografia do historiador, escrita por um de seus principais estudiosos, Paulo Iumatti, pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo. O livro será publicado pela Editora Brasiliense, fundada pelo próprio Caio Prado em 1943. Um documentário sobre o intelectual também está sendo preparado pela TV Cultura. Na verdade, os eventos comemorativos iniciaram-se em fevereiro último, com o Prêmio Literário Caio Prado Junior, cujo o objetivo é descobrir novos autores que falem do intelectual focalizando sua importância para o século XXI.

    Outra importante iniciativa, para pesquisadores da área, é a listagem, higienização, restauro, acondicionamento, microfilmagem e digitalização da correspondência completa de Caio Prado Jr, que o corpo técnico do IEB está preparando. Segundo Iumatti, são quase 5 mil cartas inéditas de intelectuais, militantes, editoras, amigos e familiares. "Trata-se de uma documentação extremamente valiosa, disponível para consulta no IEB, pois a listagem completa do material já se encontra acessível". De acordo com o pesquisador, as três primeiras etapas desse projeto foram cumpridas; e até o final do ano, a microfilmagem e a digitalização do acervo ficarão prontas e disponíveis ao público.

    OBRA FUNDAMENTAL A importância de Caio Prado vai além da constatação de que foi um dos principais intelectuais do Brasil. A trajetória individual desse pensador marca a própria história política do país. Na comemoração dos cem anos de seu nascimento, ocorrem uma série de eventos e debates em universidades e museus brasileiros, além do incentivo à recuperação de sua história pessoal e obra.

    Além disso, a exposição Caio Prado Jr e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) apresentada em 2004, por ocasião das celebrações de 70 anos de fundação da USP e da AGB, circulará completa ou em partes por várias universidades brasileiras e será publicado, ainda, um livro pela Edusp. Além dos textos e imagens, o livro trará um CD com um banco de dados que dará acesso à imagem escaneada da íntegra dos cerca de 300 documentos do Dossiê AGB do Acervo Caio Prado. A obra foi organizada por Paulo Iumatti, Manuel Seabra e Heinz-Dieter Heidemann, e financiada pela Fapesp.

     

    Marta Kanashiro