SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.59 n.4 São Paulo  2007

     

     

    ROSANA PICCOLO

     

    CABELEIREIROS DE A A Z

    No colo da rua, contei um milhão de cabeleireiros. Onde a novidade química desafia o espelho. E a novela das oito afia a navalha, define franjas rivais.

    Contei pomares no colo da rua — grito carnívoro da ruividão. Mulher-outono, mulher-fogo: há tons de açaí, rubor de morangas nesses pincéis do poente. Mulher-pássaro: secadores assanham tuas asas em blonder.

    No colo de outra rua, outro milhão de cabeleireiros. E outras caixas de alumínio com escovas e tesouras — pingos do mesmo poente. Pisei mais um quilômetro de grampos fazendo frases, fazendo festa, ferimento, fazendo toda a tua vida.

     

    SOB OS OLHOS

    A noite é a nossa sereia. Tem no vestido de lata a ferida de mais de um milhão de rubis. Sobre o mundo, derrama o cabelo com fios dardejantes. Usa piercing, a noite, irreconhecível ao suicida — a amada é um anjo gótico resvalando em poças de luz. Tem cílios de faíscas e borrões de sombra — dela agora foge o fantasma do assassino, abrindo brechas negras pela rua iluminada. Tem a mente povoada de seqüestros, guaritas pulverizando vielas e um latido a menos — a capa do vampiro se faz nuvem de mosquitos. Tem computadores analisando a urdidura das estrelas, torneiras de clarão desatadas ensopando o chão de meias brancas. Tem nas camas plenas de silêncio breus macios amontoados. E esses poemas que escrevemos, do começo ao fim, e de que jamais esqueceremos — até chegar o dia e nos afogar.

     

     

    Rosana Piccolo é paulistana, formada em filosofia pela USP e em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Trabalhos publicados: Ruelas profanas (Nankin, 1999) e Meio-fio (Iluminuras,2003).