SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión impresa ISSN 0009-6725versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.60 n.1 São Paulo  2008

     

     

     

    A partir de janeiro de 2008, a chefia de edição da Ciência e Cultura sofre mudanças: o editor-chefe Carlos Vogt se licencia do cargo, após ter assumido a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A função de editor chefe, a partir de agora, está a cargo de Marcelo Knobel.

    Convém destacar, ainda, que será aberto, a partir da edição de abril de 2008, um espaço no selo Temas & Tendências para artigos que poderão ser submetidos espontaneamente. Esses textos deverão, contudo, atender ao tamanho máximo pré-definido pelo conselho editorial da revista, e seguirão critérios de aprovação específicos, como o julgamento de sua pertinência para publicação, o que deverá ser realizado por pares.

    Teremos, também, uma edição especial da revista Ciência e Cultura inaugurando um novo selo, complementar ao já consolidado Temas & Tendências, denominado Artigos & Ensaios. O novo selo poderá abrigar as demandas da comunidade científica para a publicação de artigos e ensaios mais aprofundados, dossiês sobre alguns temas específicos e oportunos, ou ainda algumas coletâneas resultantes de encontros e debates que, evidentemente, não se encaixam no escopo nem no tamanho da publicação regular. Com essas novidades, a revista Ciência e Cultura demonstra o dinamismo que marca sua história, sempre sensível em atender os anseios da comunidade científica.

    Nesta edição, a partir de uma definição semântica, o Núcleo Temático, organizado pelo professor Laymert Garcia dos Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), busca dar um visão integrada e multidisciplinar do significado da chamada "infopolítica". Certamente o termo abrange um campo de estudos e discussões com fronteiras tênues e com alcances ainda inexplorados. Assim, o NT reúne reflexões que exploram diferentes perspectivas sobre esse vasto e pouco explorado território, que buscam dar recortes específicos para evidenciar a importância do tema. Os textos discutem a complexa relação entre tecnologia e política, destacando o papel fundamental da informação e comunicação na sociedade contemporânea. Está aberta essa rica e abrangente discussão.

     

    CARLOS VOGT
    MARCELO KNOBEL
    janeiro 2008