SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.60 no.3 São Paulo Sept. 2008

     

     

     

    Nenhum tema poderia ser mais atual do que Energia, ambiente e sociedade, tratado neste Núcleo Temático da revista Ciência & Cultura, que, não por acaso, está em sintonia com a temática central da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada em Campinas (SP), de 13 a 18 de julho. A questão energética é inerentemente complexa e multidisciplinar, incluindo diversos aspectos culturais, científicos, socioeconômicos e tecnológicos. Além disso, questões políticas, aliadas a enormes pressões de diversos setores, enredam ainda mais essa intrincada e instigante discussão.

    O Núcleo Temático desta edição procura englobar de maneira rica várias vertentes e implicações em torno da questão ambiental, dos combustíveis fósseis, da energia nuclear, das energias renováveis, dos biocombustíveis e da energia hidroelétrica, focando nos seus impactos no meio ambiente, sua sustentabilidade no longo prazo, os retornos para a sociedade, o planejamento e a estruturação de políticas públicas para cada setor. A coordenação ficou a cargo de Sinclair Mallet Guy Guerra, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Além disso, a seção Tendências apresenta um artigo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite sobre o controvertido conceito cana-energia, onde o autor analisa se o desenvolvimento de variedades que venham a garantir maior biomassa da planta resolveria o problema da sonhada melhoria de produtividade.

    A Ciência & Cultura busca, com isso, incitar um debate franco e democrático, respeitando pontos de vista diversificados e embasados cientificamente.

    Boa leitura!

     

    MARCELO KNOBEL
    Julho de 2008