SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.60 n.4 São Paulo out. 2008

     

     

     

    O conflito da reserva Raposa/Serra do Sol (RR) recolocou a questão indígena no centro do debate público. Sob a coordenação de Clarice Novaes da Mota, da Universidade Federal de Alagoas, este Núcleo Temático da revista Ciência & Cultura dedica-se à cultura indígena analisando a importância da afirmação e recuperação de identidade através da arte, cultura, educação, ritos e esportes dos cerca de 225 povos existentes no país.

    E é através de 12 artigos que a questão é abordada, em múltiplos aspectos, de modo a contribuir para que os leitores possam conhecer um pouco mais sobre a situação na qual vive a população indígena que representava, em 2005, 0,2% da população nacional. Praticamente metade dos povos reconhecidos é formada por até 500 indivíduos, o que indica a urgência na discussão dos seus direitos, tendo os indígenas como protagonistas ativos desse processo.

    A seção Tendências expõe o difícil equilíbrio entre o tão desejado desenvolvimento sustentável, frente à crescente demanda econômica, e à necessidade de preservação da Amazônia. Por meio da divulgação de um mapeamento do alcance territorial da legislação ambiental realizado pela Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, afirma que, embora a proteção ambiental apareça sempre como o objetivo final de leis e iniciativas, o que se tem, na prática, é o efeito contrário. E é sob esse cenário que residem os impasses pela demarcação, uso e produção de terras na Amazônia – e em todo o território nacional –, onde se concentra 60% da população indígena, segundo dados do Instituto Socioambiental.

    Vale destacar que a seção Artigos & Ensaios, recém-inaugurada, traz uma reflexão de Iram Jácome Rodrigues (USP), José Ricardo Ramalho (UFRJ) e Jefferson José da Conceição (Dieese) sobre as relações de trabalho na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 e 2006), cujo engajamento com a luta sindical, na década de 1980, é conhecido.

    Esperamos, assim, contribuir para enriquecer, em nossa sociedade, o debate dos temas culturais e científicos tratados neste número da revista.

    Boa leitura!

     

    MARCELO KNOBEL
    Outubro de 2008