SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.61 no.4 São Paulo  2009

     

     

     

    Não basta ter o universo nos circundando; é preciso observá-lo, desvendá-lo, estabelecer conexões com a nossa história e nossa sociedade. Esse é o grande desafio da astronomia, tema a que se dedica esta edição de Ciência & Cultura, sob coordenação de Claudia Mendes de Oliveira e Duília de Mello, para mostrar tanto a história e o acúmulo de conhecimento que a observação dos astros e estrelas tem permitido à ciência, quanto permitir uma reflexão aprofundada das novas fronteiras da pesquisa na área. Vale destacar que este é o Ano Internacional da Astronomia, que celebra 400 anos das primeiras observações do céu feitas com telescópio por Galileu Galilei.

    Olhar para as questões com os sentidos apurados e abertos a mudanças também é o objetivo do texto da seção "Artigos & Ensaios" que trata da situação alimentar do planeta e, mais especificamente, do Brasil. Maior produção de alimentos não tem implicado, necessariamente, em melhor saúde e menos fome para a população. Ao contrário, questões como obesidade, diabetes e outras doenças decorrentes da má alimentação preocupam organismos públicos dedicados a promover a saúde. Os autores Carlos Augusto Monteiro e Inês Rugani de Castro miram sua reflexão na publicidade e seu papel na formação de hábitos alimentares incorretos.

    Em "Tendências", Juliana Schober Lima e Manoel Mendonça Filho, ambos da Universidade Federal de Sergipe, preocupam-se com a sustentabilidade socioambiental da aquicultura no Nordeste, focando a análise no cultivo de camarões.

    Esta edição traz ainda reportagens que tratam de grandes questões, como a que lembra os cem anos da identificação, pelo cientista Carlos Chagas, do Trypanossoma cruzi, causador da doença que levou o nome do cientista. Após um século, a doença de Chagas ainda provoca a morte silenciosa de tantas vítimas do barbeiro.

    Boa leitura!

     

    MARCELO KNOBEL
    Outubro de 2009