SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.62 n.3 São Paulo  2010

     

     

     

    No ano internacional da biodiversidade, o Brasil sofreu a perda do centenário acervo de cobras, escorpiões e aranhas do Instituto Butantan, em incêndio ocorrido em maio último. O acidente evidenciou a fragilidade em que se encontram coleções biológicas brasileiras e a necessidade urgente de se investir em sua organização e planejamento. Na seção Artigos & Ensaios as pesquisadoras Luciane Marinoni e Ariane Luna Peixoto apresentam reflexões que tratam dessa questão.

    Na mesma linha, o Núcleo Temático desta edição investe na discussão sobre a diversidade de recursos de nossa "Amazônia azul" tratando das ciências do mar. O mar brasileiro tem cerca de 8,5 mil quilômetros de costa e 4,5 milhões de quilômetros quadrados de Zona Econômica Exclusiva. Conforme qualifica o coordenador deste dossiê, Fábio H. V. Hazin, junto à outra Amazônia, a verde, trata-se de uma das últimas fronteiras a ser desbravada pela ciência. O potencial econômico marítimo já é de fundamental importância para o país: é por onde passam quase 95% de todo o comércio exterior, contém 90% de todas as nossas reservas de petróleo e gás e uma fauna com potencial ainda pouco explorado

    Em meio a toda a riqueza natural do país, a química brasileira desponta como potencial para o desenvolvimento e inovação, tanto para o setor farmacêutico, mais tradicional em suas aplicações, quanto para o de novos materiais, dispositivos eletrônicos e magnéticos, entre outros. Vanderlan Bolzani aponta, em seu artigo para "Tendências", para a urgência da formulação de um programa nacional de incentivo a alguns setores industriais que melhorem a competitividade brasileira e, assim, deem maior foco aos problemas nacionais.

    Com este número de Ciência & Cultura, circula uma edição especial em que a SBPC homenageia dois grandes cientistas que o Brasil perdeu recentemente: o biólogo Crodowaldo Pavan (1919-2009) e o físico Oscar Sala (1922-2010), ambos presidentes da Sociedade por três gestões consecutivas, pesquisadores entusiastas e defensores da ciência nacional. Trata-se de uma publicação que pretende destacar e rememorar a genialidade, discernimento e atuação política desses dois grandes cidadãos, pelo depoimento de seus companheiros de trajetória na história da ciência e da política científica brasileira e dos que foram formados sob sua orientação e inspiração.

    O centenário do poeta da alma paulistana, Adoniran Barbosa, projetos de inclusão social com alta tecnologia, a questão dos fitoterápicos, cinema de super alta definição, poesia e prosa são outros temas desta edição de Ciência & Cultura.

    BOA LEITURA!

     

    MARCELO KNOBEL
    julho de 2010