SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.62 no.3 São Paulo  2010

     

    DOM JOÃO VI

    CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO APERFEIÇOA SISTEMA DE BUSCA

     

     

    O aniversário de 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 2008, gerou um intenso calendário cultural, com lançamento de livros e filmes, exposições, restaurações de arte e uma série de encontros acadêmicos. Decidiu-se, então, criar o Centro de Documentação Dom João VI, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, para digitalização de um acervo variado, composto por jornais, livros, documentos, discos, gravuras, fotos e mapas que contam a história de Nova Friburgo e cidades vizinhas. Hoje o Centro de Documentação é coordenado pela recém-criada Fundação Dom João VI de Nova Friburgo. Para facilitar ainda mais as pesquisas dos 1,2 mil visitantes mensais foi disponibilizada, no final de maio, nova versão da ferramenta de busca no conteúdo do site. "É uma interface mais amigável e cheia de recursos", conta Nelson Bohrer, presidente da fundação.

     

     

    O usuário pode consultar jornais a partir de uma lista de periódicos ou através do mecanismo de busca. Ao colocar, por exemplo, a palavra "escravo" no campo de pesquisa, a ferramenta localiza todos os jornais, a página e o lugar na página onde a palavra aparece (a área é iluminada em outra cor). A versão desse software de busca tem mecanismo moderno de zoom e, para melhorar a leitura na tela, o botão "pesquisar" ou "esconder pesquisa" elimina a coluna à direita do vídeo, deixando mais espaço livre para as páginas. Outra alteração foi na forma de mostrar as páginas dos jornais, agora uma por vez, junto com os tradicionais botões de avançar e retroceder. "O processo é lento, temos que continuar aperfeiçoando a ferramenta de busca na medida em que digitalizamos o acervo", afirma Bohrer.

     

     

    Uma das metas é expandir o mecanismo de busca para todo acervo, inclusive fotografias e gravuras. A metodologia e os processos para a digitalização e reorganização desses acervos, pertencentes à prefeitura de Nova Friburgo, começaram a ser pensadas em 2004. "Transformamos um depósito em uma fundação. Queremos que o trabalho sirva como referência para outras iniciativas", diz o diretor. A Voz da Serra, O Fluminense, Diário do Rio de Janeiro, O Friburguense, O Nova Friburgo são alguns dos periódicos já disponíveis para consulta.

    ÁLBUM DE 1922 Um dos últimos documentos incorporados ao site foi um álbum comemorativo do centenário da Independência, produzido pelo governo da então capital do Brasil, a Província do Rio de Janeiro, para distribuir para todos os convidados da festa. "São 445 páginas, um documento belíssimo, que foi um desafio", conta Bohrer. "A digitalização é uma operação complexa que envolve também a higienização, recuperação do documento, acondicionamento, inventário, catalogação, tratamento digital e geração de cópias de segurança", explica. Outro exemplo citado por ele é o acervo já digitalizado, mas não disponível, com três mil discos de 78 RPM da Rádio AM de Nova Friburgo que funcionou durante 64 anos.

     

     

    Do conjunto do acervo, os filmes são materiais com maior número de acessos. Além de gerar interesse para pesquisa, também têm grande apelo popular. De acordo com Bohrer, 50% dos internautas que acessam o site do centro de documentação são pesquisadores profissionais. A outra metade é composta por moradores interessados na história de sua cidade.

     

    Patrícia Mariuzzo