SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número especial 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. v.62 n.spe1 São Paulo  2010

     

     

    Organização da Ciência no Brasil

     

     

    Durante a sua recente estada no Rio de Janeiro, o físico Cesar Lattes prestou a um jornal carioca, declarações de grande atualidade. Transcrevemos abaixo alguns trechos dessa entrevista:

    «O essencial no Brasil é organizar laboratórios onde os nossos cientistas possam trabalhar. Assim, formaremos um ambiente propício às pesquisas científicas do país e poderemos convocar técnicos estrangeiros que nos ministrem ensinamentos. Sei de muitos cientistas norte-americanos que gostariam de vir ao Brasil com êsse propósito.

    «Nos Estados Unidos, na Inglaterra, em todos os paises adiantados, tanto o govêrno como as entidades privadas interessam-se profundamente pelo desenvolvimento das pesquisas. Dos laboratórios, em grande parte, chegam as soluções para os grandes problemas da atualidade, o bem estar presente e futuro. Se diversos capitalistas se reunissem e patrocinassem a construção de um grande laboratório de pesquisas nucleares, estariam conquistando um lugar na história do desenvolvimento cientifico, estariam se imortalizando.

    «Os nossos cientistas encontram grandes dificuldades para se entregarem às pesquisas), não só pela falta de laboratórios, copio por não perceberem o suficiente para viver. Professores de universidade não ganham na base de tempo integral. Acontece que para obterem o suficiente, depois de suas aulas precisam ensinar em ginásios ou funcionar cm escritórios de engenharia. Isso já não acontece nos Estados Unidos. Os professores são integralmente mantidos pelas universidades, às quais se entregam de corpo e alma. O «tempo integral», velho projeto brasileiro, deve ser aprovado pela Câmara. E' importante para o país que os professores possam ficar em seus laboratórios, sem se preocuparem com o preço das cebolas ou das batatas.

    «Vejam o que aconteceu nos Estados Unidos: os grandes cientistas europeus foram atraídos ao país e hoje ensinam nas universidades. Tudo lhes foi oferecido, inclusive a cidadania. Os norte-americanos não têm preconceitos quando se trata de sábios. Consequentemente, as novas gerações estão saindo das escolas com conhecimentos obtidos de Lawrence, Fermi, Einstein e outros. Precisamos fazer o mesmo.

    «O govêrno, por sua vez, deveria fornecer bolsas de estudos aos, melhores estudantes brasileiros a fim de que, sob nosso patrocínio, pudessem estudar nas universidades norte-americanas.

    «O Centro Nacional de Pesquisas Científicas, ora em organização, será de grande importância para o desenvolvimento científico do Brasil. Entretanto, é preciso determinar maior cooperação entre os dois maiores centros universitários do país.»