SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725

    Cienc. Cult. vol.63 no.1 São Paulo Jan. 2011

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000100001 

     

     

    A decretação, pela Unesco, do Ano Internacional da Química para 2011, vem consagrar – não só dentro da comunidade científica, mas na sociedade de uma maneira geral – uma nova imagem dessa área do conhecimento de fundamental importância na preservação e na melhoria da vida do planeta e de seus habitantes. A síntese de moléculas que revolucionou o cenário mundial – em particular nas áreas farmacêutica, agrícola e militar – e as propostas mais recentes que constituem um forte apoio ao desenvolvimento dos processos sustentáveis, marcam os avanços e desafios da química, que podem ser percebidos nos artigos que compõem o Núcleo Temático deste número de Ciência e Cultura, coordenado por Roberto Berlink, mostrando a importância dessa área do conhecimento para o desenvolvimento científico, tecnológico e social.

    Nessa evolução, constata-se ainda que a química é uma área cada vez mais interdisciplinar, o que retrata também uma das novas tendências postas à universidade, assunto que é tratado na seção "Tendências" que aborda a adoção de ciclos básicos abrangentes no início da formação universitária.

    A seção "Artigos e Ensaios" mostra o papel do teatro na questão do negro no Brasil. As redes inteligentes, os desastres ambientais, a necessidade de avaliação das políticas públicas, a visualização de dados científicos, a participação pública em C&T são outros assuntos abordados neste número da revista que se encerra pela parte cultural, mostrando uma proposta de oficializar o Rio de Janeiro como capital mundial do samba e trazendo resenhas, publicações, prosa e poesia.

    BOA LEITURA!

     

    MARCELO KNOBEL
    Janeiro de 2011