SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    Print version ISSN 0009-6725

    Cienc. Cult. vol.63 no.1 São Paulo Jan. 2011

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000100016 

     

    PROGRAMAÇÃO

    Ano Internacional da Química será comemorado no mundo todo sob coordenação da Unesco

     

    O ano de 2011 é oficialmente o Ano Internacional da Química (AIQ). A data, coordenada pela Organização Cultural, Científica e Educacional das Nações Unidas (Unesco), tem um extenso programa em todo o mundo para celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos dessa que é uma das áreas mais ativas da ciência. A proposta é aumentar o interesse do público sobre a química, encorajando o interesse entre os mais jovens para a área e gerando algum tipo de entusiasmo nesses indivíduos para que eles se tornem futuros químicos. A escolha da data também coincide com o centenário do Prêmio Nobel em Química entregue à física e química polonesa Marie Curie e, de acordo com a organização internacional do evento, isso seria uma forma de homenagear as descobertas e realizações das mulheres na ciência. O slogan da campanha internacional "Chemistry: our life, our future" (química: nossa vida, nosso futuro) foi adaptado, no Brasil, para "Química para um mundo melhor". "A proposta do AIQ é ter um olhar especial para a educação para a química, nos diversos níveis de formação, enfatizando as questões ambientais e a sustentabilidade", aponta Cláudia Rezende, pesquisadora do Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e coordenadora nacional do Ano Internacional no país. Entre as propostas para essa comemoração no Brasil estão a criação de materiaisparadidáticosvirtuais –disponíveis através do Portal do Professor no site do Ministério da Educação (MEC) – e o lançamento de um DVD com experimentos de química para ser usado em sala de aula.

     

     

    "O primeiro deles é uma coleção de ebooks sobre a química no cotidiano – química do amor, dos cosméticos, energia, saúde, alimentos, na natureza e nos esportes, por exemplo. Já o DVD de experimentos, intitulado "A química perto de você: experimentos para a sala de aula do ensino fundamental e médio", focará a parte prática", explica Cláudia.

    Outras ações que estão em fase de desenvolvimento são exposições, mostras e atividades artísticas sobre essa área do conhecimento em todo o país. Além disso, também estão agendados diversos eventos que valorizem a formação de professores e licenciandos de química. "A ideia é provocar o questionamento do papel da química e sua adequação às premências da sustentabilidade", diz a pesquisadora.

    R$2 MILHÕES PARA DIVULGAR E POPULARIZAR A QUÍMICA NO BRASIL A primeira ação brasileira, promovidas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) – que contou com o apoio do governo federal – foi criar um selo brasileiro através de uma campanha aberta à sociedade e um portal (www.quimica2011.org.br), que foi ao ar ainda em 2010.

    Além disso, a SBQ também captou, em edital nacional junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aproximadamente R$2 milhões, aberto aos projetos de divulgação e popularização da química. Os resultados do edital 48/2010 já estão disponíveis na página do orgão de fomento e incluem 47 projetos de quase todos os estados do Brasil. A programação final do AIQ 2011 está disponível aos interessados a partir do final do mês de janeiro.

     

    Enio Rodrigo Barbosa