SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.65 no.2 São Paulo abr./jun. 2013

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252013000200001 

     

     

    Perscrutar o passado para compreender o presente e projetar o futuro faz parte da dinâmica do conhecimento. A arqueologia é uma das áreas que com mais afinco, determinação e método se lança nesta empreitada. Neste número, a revista Ciência e Cultura publica um dossiê sobre o tema, sob coordenação do professor do curso de arqueologia e conservação de arte rupestre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Flávio Rizzi Calippo. Em nove artigos, a intenção foi constituir uma reflexão sobre os diferentes desafios enfrentados pela arqueologia moderna, todos voltados para a ampliação do diálogo com  as outras áreas do conhecimento, buscando contribuir para novas interpretações, tanto do passado quanto do presente.

    Para além do olhar atento sobre traços, indícios, rastros e restos de civilizações, nos artigos do Núcleo Temático destacam-se as novas tendências da arqueologia, que não se limitam à descoberta e à documentação, mas que se ampliam em direção a outras reflexões que possam também contribuir, mais efetivamente, para o desenvolvimento humano.

    Na seção "Brasil" uma das reportagens aborda a forma, ainda tristemente inadequada, como são tratados os rios que cruzam nossas cidades. As características peculiares da comunidade chinesa, presente em todos os continentes, são abordadas em texto  da seção "Mundo", mostrando que mesmo atividades econômicas bastante tradicionais de alguns países estão passando para as mãos desses imigrantes, impactando, além dos negócios, os hábitos e costumes no mundo do trabalho. Na mesma seção, um texto que traz algum alento: um estudo dos desastres ambientais registrados no Polo Ártico propõe novas opções para explorações científicas e econômicas.

    Em "Cultura", a arte do ceramista pernambucano Francisco Brennand é destacada, no momento em que suas famosas obras saem do habitat natural para povoar o espaço do Sesc-Interlagos, na capital paulista. E, em tempos de discussão acirrada sobre tolerância, a documentarista Karla Holanda conta a vida de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita para um cargo político no Brasil e agora vice-prefeita de Colônia do Piauí.

    Boa leitura!

     

    Marcelo Knobel
    Abril de 2013