SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão impressa ISSN 0009-6725

    Cienc. Cult. vol.65 no.3 São Paulo jul. 2013

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252013000300001 

     

     

    A escala nanométrica abre infinitas possibilidades de aplicações de novos ou de antigos materiais em áreas como a medicina, eletrônica, cosmética, agricultura, meio ambiente e em outras. Oswaldo Luiz Alves, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) coordena o Núcleo Temático desta edição, sobre as nanotecnologias, deixando claro que o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento, mas também na regulamentação e em medidas voltadas para a segurança desta nova fronteira científico-tecnológica.

    Cotas de acesso ao ensino público se implantam por todo o país, diversificando a face dos estudantes nas universidades e exigindo mudanças na postura dos professores. Igualmente, a proximidade da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, a serem realizadas no Brasil, induz a um novo olhar sobre os avanços científicos como promotores de vitórias esportivas. E temas como educação e investimentos em esporte, duas questões de fundo que motivaram a ida de milhares de manifestantes às ruas do país no último mês de junho, continuam a ser abordados nas reportagens da Ciência e Cultura.

    Na seção "Mundo", destacam-se duas matérias inter-relacionadas pela localização geográfica, a arqueologia dos rastros da repressão durante a ditadura argentina, bem como as dificuldades que a crise atual impõem às pesquisas científicas naquele país. Em "Cultura", uma homenagem a Paulo Vanzolini, que a ciência e o samba perderam recentemente, e a presença do humor nos salões de artes do país e nas redes sociais, aparecendo como marca do caráter brasileiro na análise de estudiosos da área. Prosa e poesia, como sempre, fecham esta edição.

    Boa leitura!

    MARCELO KNOBEL
    Julho de 2013