SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.66 no.3 São Paulo set. 2014

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252014000300001 

    EDITORIAL

     

     

    Esta edição da Ciência e Cultura dialoga com a 66ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em Rio Branco, Acre. A Amazônia está, mais uma vez, no centro do debate, como forma de reforçar o coro de uma necessária visibilidade e de ações conjuntas de incremento de pesquisas que alavanquem o crescimento social e econômico consciente dessa região megadiversa. O Núcleo Temático, coordenado por Adalberto Val, do Inpa, congrega artigos que evidenciam como é fundamental uma ampla mobilização dos vários segmentos sociais e de instituições presentes nos nove países da bacia amazônica na busca por soluções que efetivamente promovam um desenvolvimento sustentável na região.

    Em "Tendências", a coordenadora do Ano Internacional da Cristalografia no Brasil, Iris Torriani, fala da importância dessa área multidisciplinar que compõe diferentes campos da ciência, apontando pesquisas cujos resultados já foram reconhecidos em inúmeros prêmios Nobel; em "Artigos & Ensaios", é apresentada uma recente discussão sobre o papel dos radicais livres na saúde humana.

    Nas seções "Mundo" e "Brasil", como sempre, destacam-se temas candentes da atualidade, como o debate sobre a multiplicação de rankings que pontuam a qualidade do ensino no país; e, ainda, o surgimento de uma nova "classe social" que engrossa as fileiras dos movimentos reivindicatórios de rua: o precariado. A seção "Cultura" mostra a impressionante e a bonita trajetória, humana e profissional, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, finalizando com interessantes matérias sobre o cinema iugoslavo, jogos eletrônicos e neurociências, acompanhadas pelos poemas de Domício Proença Filho.

     

    Boa leitura!

     

     

    Marcelo Knobel
    Julho de 2014