SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.66 no.3 São Paulo Sept. 2014

    http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252014000300008 

    MUNDO
    SAÚDE

     

    Sabores e dissabores da gordura

     

     

    Luciene Zanchetta

     

     

     

    De meados de maio até o final de junho de 2014, a exposição Fat: it is delicious esteve aberta ao público na Gallery Science Dublin, na Irlanda, e buscou seguir a linha de museu inovador, instalado numa universidade fundada há 400 anos, a Trinity College Dublin. A Science Gallery aproxima o conceito de divulgação da ciência e sua metodologia ao cotidiano, às experiências e aos interesses do público.

    Os visitantes tinham à sua disposição desde medidas de índice de massa corporal (IMC) até o convite a uma reflexão bem-humorada sobre o preconceito associado à obesidade, passando também por instalações artísticas pouco convencionais. Entretecendo arte e ciência, a exposição não apenas ofereceu um banquete de ideias ao visitante como também foi útil à comunidade científica, que pôde coletar informações e amostras de sangue para serem usadas em pesquisas com temas tão diversos como ciências do metabolismo e psicologia da percepção corporal. Logo na entrada, o visitante era recepcionado em um balcão que lembra o de uma lanchonete norte-americana dos anos 1950. Uma reação instintiva seria a de pedir hambúrguer e milk shake, porém os participantes são servidos com o programa da exposição no formato de um cardápio do dia. As opções de entrada incluíam medidas de peso, percentagem de gorduras corporal e visceral, medida do índice de massa corporal e uma estimativa do índice metabólico basal. Medidas do número de batimentos cardíacos, pressão arterial e circunferência da cintura também estavam à disposição dos participantes, após a assinatura de um termo de autorização para a utilização dos dados em pesquisas científicas.

    No quesito de experiência inusitada, os participantes mais aventureiros tiveram a oportunidade de "degustar" a gordura de porco marinada na cachaça de batatas, durante o jantar de encerramento da exposição. A Fat foi inaugurada de maneira não menos curiosa: um seleto número de participantes teve a chance única de lavar as mãos com um sabonete nada convencional: feito a partir de gordura abdominal humana extraída durante um procedimento de lipossucção. A instalação artística realizada por Oreste de La Paz, que vive em Miami,

     

    ESTIGMA SOB A ÓTICA DA ARTE

    A mostra incluiu, ainda, uma crítica bem-humorada na instalação da artista plástica norte-americana Rachel Herrick. Em seu trabalho intitulado Obeast (jogo de palavras em inglês que significa animal obeso), a artista apresenta uma vasta coleção de artefatos pseudocientíficos que satirizam o estigma associado à obesidade tão eficientemente disseminado pela cultura de massas.

    O Museum for the Obeast Conservation Studies (MOCS), é um falso museu de ciência itinerante que viaja pelos EUA e Europa incitando o debate sobre a necessidade de preservação de uma suposta espécie de mamífero em vias de extinção, o "obeso norte-americano".