SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.67 no.1 São Paulo jan./mar. 2015

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602015000100020 

    CULTURA

     

    Literatura: olhares saramaguianos: revista reúne estudos sobre obra de Nobel

     

     

    "O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher..." Joia rara da literatura universal, o discurso proferido pelo escritor português José Saramago em dezembro de 1998, ao receber o Nobel de Literatura, leva às lágrimas o professor Pedro Fernandes de Oliveira Neto à simples menção dessas primeiras palavras.

     

     

     

     

    Professor da Universidade Federal do Semi- -Árido e doutorando em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Oliveira é um leitor inquieto desde a infância. Com Saramago, o "desassossego" começou a partir da leitura de O Evangelho segundo Jesus Cristo, quando ainda estava na faculdade de letras, em Mossoró. No mestrado, lançou o livro Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (Appris, 2012). Em novembro de 2014, Oliveira esteve pela primeira vez em Lisboa para testemunhar um feito notável: o lançamento da Revista de Estudos Saramaguianos. Mentor da ideia em 2010, ano da morte do escritor português, é editor da revista em parceria com o professor argentino Miguel Koleff, da Universidade de Córdoba. Coordenador da Cátedra Livre José Saramago Extra-Muros, Koleff é organizador do Diccionario de Personajens Saramaguianos (Educc, 2008), entre outras produções de referência sobre o autor de Memorial do convento.

     

     

    A revista tem a chancela da Fundação José Saramago, que administra o patrimônio literário do escritor. O objetivo é congregar vozes e fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de todo o mundo que se dedicam a examinar a literatura saramaguiana - adjetivo que revela o sentido e o alcance das reflexões do escritor. Com conteúdo bilíngue (em português e espanhol), inclui ensaios, documentos e recensões críticas. Terá periodicidade semestral e veiculação na internet, com acesso gratuito. Publicado em espanhol e português, o número inaugural - que também saiu em versão impressa - reúne ensaios assinados por investigadores do Brasil, Portugal e Argentina, entre eles Ana Paula Arnaut, Carlos Reis e Salma Ferraz.

    Combinando com a anunciada disposição dos editores em resistir à sisudez das publicações acadêmicas, a edição em português apresenta reproduções de telas da exposição "O feminino na escrita de José Saramago", assinada pela artista plástica açoriana Lena Gal e comentada por Oliveira. Nas edições em português e espanhol é possível conferir fotos de José Saramago feitas nos anos1950, quando escreveu Claraboia, fac-símiles de páginas deste que foi o segundo livro do escritor (e que permaneceu inédito até 2011), além de originais de O ano da morte de Ricardo Reis.

    O lançamento em Lisboa ocorreu em meio às celebrações do chamado Dia do Desassossego, criado pela Fundação Saramago para marcar o aniversário do autor de Ensaio sobre a lucidez.

     

    Socorro Veloso