SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

    Related links

    • On index processCited by Google
    • Have no similar articlesSimilars in SciELO

    Share


    Ciência e Cultura

    On-line version ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.67 no.3 São Paulo July/Sept. 2015

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602015000300019 

    CULTURA
    FEIRA DE CIÊNCIAS

     

    Evento britânico é um dos mais tradicionais do mundo

     

     

    Daniela Klebis

     

     

    Entre 7 e 10 de setembro, a cidade de Bradford, na Inglaterra, recebe o Festival Britânico de Ciência (The British Science Festival), promovido pela British Science Association (BSA). Um dos maiores festivais de ciências da Europa, o evento vai reunir mais de 350 cientistas, artistas e jornalistas, com um público esperado de dez mil visitantes. Segundo o presidente da BSA, Imram Khan, o festival é "uma oportunidade para ressaltar o papel e importância da ciência e da inovação na sociedade". O objetivo do Festival Britânico de Ciência é conectar as pessoas com cientistas, engenheiros, tecnólogos e cientistas sociais para discutir de que maneira descobertas científicas e tecnológicas afetam a sociedade e a vida das pessoas. Serão mais de 100 eventos gratuitos programados para acontecer no campus da Universidade de Bradford, mas também em outros lugares da cidade, como o Museu Nacional de Mídia. A extensa programação é dividida em três seções: a programação científica, parte central do festival, com cientistas de todo o Reino Unido debatendo os resultados de suas pesquisas mais recentes; a programação geral espalhada por toda a cidade de Bradford, que inclui espetáculos de teatro, musicais e filmes e uma programação de eventos realizados em parceria com as comunidades locais. Um dos pontos altos do festival é a premiação de jovens cientistas, a Award Lecturer, que busca incentivar os pesquisadores a explorar os aspectos sociais de suas pesquisas, provendo maior abertura e melhores debates sobre temas envolvendo ciência e tecnologia. O prêmio existe há mais de vinte anos e muitos dos vencedores tornaram-se divulgadores científicos conhecidos, como Brian Cox e Maggie Aderin-Pocock, que apresentam programas sobre ciência na televisão ou no rádio, na Inglaterra.

     

    184 anos de história

    O festival é um dos mais tradicionais eventos do gênero no mundo. O primeiro aconteceu em 1831, na cidade de York. Realizado sempre no mês de setembro em uma cidade diferente do Reino Unido, já passou também por outros países como Canadá e Austrália. Esta é a quarta vez que Bradford recebe o festival - a primeira foi em 1873.

    Os encontros anuais foram palco para o anúncio de grandes avanços científicos, como os experimentos do físico James Prescott Joule, em 1849, sobre a equivalência entre trabalho e calor; o processo de Henry Bessemer para fabricação de aço, em 1856; a descoberta do argônio, por Wiliam Ramsay e Lord Rayleigh, em 1894. Nesse mesmo ano, sir Oliver Lodge realizou a primeira demonstração pública da telegrafia sem fio. Em 1899, J.J. Thomson anunciou a descoberta do elétron. Foi também nesses encontros que os dinossauros ganharam esse nome e o termo cientista foi cunhado. Os festivais também foram palco de debates históricos. O mais famoso foi a discussão entre o biólogo Thomas Henry Huxley e o bispo Samuel Wilberforce, em 1860, em Oxford. Charles Darwin havia acabado de publicar A origem das espécies (1859), mas não pôde comparecer ao encontro. Huxley - conhecido como o "bulldog de Darwin", por ser um dos principais defensores da teoria da evolução na época, foi em seu lugar debater sobre o tema "darwinismo e sociedade". Durante a discussão, o bispo questionou o biólogo se a descendência símia dele derivava do avô ou da avó. A resposta de Huxley rodou o mundo: "não teria vergonha de ter um macaco como ancestral, mas me envergonharia ter ligação com um homem que teria usado seu grande dom para obscurecer a verdade".

    Para mais informações sobre o festival, visite o site do evento: http://www.britishscienceassociation.org/the-history-of-the-festival.