SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.68 no.1 São Paulo enero/marzo 2016

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000100001 

    EDITORIAL

     

     

    O controle fiscalizador e aliciador de órgãos de poder sobre a vida das pessoas superou qualquer previsão já feita sobre programas de vigilância. Dados produzidos a partir do uso principalmente da internet, alimentam bases de dados que monitoram, comercializam e incentivam nossos hábitos. A Ciência e Cultura, em seu Núcleo Temático coordenado pela socióloga Marta M. Kanashiro, da Unicamp, traz o complexo e ainda pouco debatido tema da vigilância de informações. Em "Tendências" a farmacêutica Vanderlan da S. Bolzani trata da importância do investimento no potencial da biodiversidade brasileira. E, ainda sob o impacto da tragédia de Mariana (MG), "Brasil" traz a iniciativa de um grupo de voluntários que produz e disponibiliza livremente dados de impactos ambientais. Mostra também que acadêmicos aposentados compulsoriamente continuam em plena atividade junto às instituições científicas. O Marco Civil da Internet e pessoas com habilidades acima da média são outros assuntos da seção.

    "Mundo" destaca que o aumento da temperatura da Terra também impulsiona o aumento das doenças negligenciadas. A seção aborda, ainda, um interessante programa de divulgação científica e mudanças em prestação de serviços urbanos com o uso de novas tecnologias.

    Em "Artigos & Ensaios" uma análise de como a religiosidade interfere na ciência da saúde. E, fechando esta primeira edição de 2016, boas novidades sobre o cinema pernambucano, a celebração dos jogos mundiais indígenas, os 40 anos da morte de Agatha Christie, a febre dos programas culinários na TV e a poesia de Bruna Piantino.

    Boa leitura!

     

    Marcelo Knobel
    Editor-chefe
    Janeiro de 2016