SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.68 no.4 São Paulo out./dez. 2016

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000400001 

    EDITORIAL

     

     

    A impressionante produção diária de 1,1 quilo de lixo por habitante no Brasil reforça a necessidade de atentarmos para a gestão, reaproveitamento, reciclagem e incineração adequados. O acúmulo crescente de resíduos e a proliferação do descarte de bens de consumo e matéria orgânica motivaram a Ciência e Cultura a debater sobre a questão do lixo. Sob a coordenação de Leonor Assad, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os autores convidados tratam dos desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os impactos ambientais, o papel dos catadores e a sociedade do consumo.

    O estado do Mato Grosso do Sul disputa a liderança na classificação dos lugares com o maior número de mortes de índios no país e no mundo. Os sucessivos conflitos pela posse de terras indígenas e a violência crescente na região são abordados em artigo na seção "Tendências".

    Em "Brasil" o foco está na fusão dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações e os rumos que a política de CT&I irá tomar em meio à severa crise econômica e política no país. Neste cenário, a urgência no combate à proliferação do zika vírus mostra a importância de uma ciência brasileira ativa e preparada para fornecer respostas. A seção "Mundo" traz reportagem sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e a onda crescente de nacionalismo, e outra sobre a busca por fontes alternativas de energia na lua e as questões éticas envolvidas. Os diversos sentidos do lixo do ponto de vista artístico abrem "Cultura", que também discute a valorização da cultura negra em nosso país, a partir da obra do pintor carioca Arthur Timotheo, que alcançou grande sucesso no fim do século XIX e começo do XX.

    "Artigos & Ensaios" traz um texto sobre Lagoa Santa (MG), um dos mais ricos e importantes sítios arqueo e paleontológicos do país. As pesquisas realizadas nessa região, ao longo de 180 anos, têm contribuído para revelar a história do povoamento das Américas.

    Outras matérias sobre museologia, Caatinga, além de poemas, compõem esta edição que, em seu miolo, traz um infográfico para motivar os leitores na prática da compostagem e reciclagem de lixo.

    Boa leitura!

     

    Marcelo Knobel

    Editor-chefe
    Outubro de 2016