SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

    Links relacionados

    • En proceso de indezaciónCitado por Google
    • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

    Compartir


    Ciência e Cultura

    versión On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.69 no.1 São Paulo enero./marzo. 2017

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602017000100001 

    EDITORIAL

     

     

    Inauguramos 2017 trazendo ao debate o tema gênero, cada vez mais premente em nosso cotidiano. Coordenado por Eliane Gonçalves e Luiz Mello, ambos da Universidade Federal de Goiás, este Núcleo Temático traz o gênero sob o holofote da democracia na qual todos devem ser tratados de forma igualitária. A seção "Tendências" traz uma análise das medidas propostas pelo governo federal que visam a reformar o ensino médio. A questão vem provocando intensas discussões na mídia e redes sociais e levou à ocupação de escolas públicas em todo o país em 2016.

    A entrevista com o especialista em oncologia clínica do Hospital Albert Einstein, Felipe Ades, abre "Brasil". Segundo ele, a despeito de avanços, diagnóstico e tratamento precoces ainda desafiam o sistema público de saúde no país. A seção traz também reportagens sobre o potencial da biodiversidade marinha para o desenvolvimento de novos fármacos para diversas doenças, incluindo o câncer, sobre as novas regras para adoção, sobre os desafios da produção de alimentos e sobre os prejuízos que a crise econômica tem causado a tradicionais instituições museológicas no Brasil.

    Reportagem em "Mundo" discute a importância do capital social na reconstrução de cidades pós-desastres. Além de matéria que explica a proposta de alguns cientistas para denominar uma nova época geológica - que seria chamada Antropoceno por ser marca da pela ação humana sobre o planeta -, a seção traz, também, reportagem sobre a substituição das transmissões de rádio FM pelo digital na Noruega e, ainda, novas perspectivas na genealogia acadêmica.

    Dialogando com o tema do Núcleo Temático, "Cultura" traz uma análise das representações de gênero na séria cinematográfica Mad Max. A construção do turista-fotógrafo por meio de novas tecnologias, uma resenha da biografia do escritor de ficção científica Philip K. Dick e a apresentação de uma coleção de livros que aproxima a escola da astronomia são outras matérias da seção que fecha com uma crônica do sempre genial Plínio Marcos, publicada originalmente no jornal Última Hora de SP, em 1969.

    Boa leitura!

     

    MARCELO KNOBEL
    Janeiro de 2017