SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

    Links relacionados

    • Em processo de indexaçãoCitado por Google
    • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

    Compartilhar


    Ciência e Cultura

    versão On-line ISSN 2317-6660

    Cienc. Cult. vol.69 no.3 São Paulo jul./set. 2017

    http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602017000300001 

    EDITORIAL

     

     

    Neste mês de julho de 2017 acontece no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embarcando no tema da reunião, inovação e transformação são também assunto central deste número. Coordenado pelo físico francês Yves Petroff, este Núcleo Temático aborda a radiação sincrotrônica e a nova instalação brasileira Sirius, que será uma das fontes de luz síncrotron mais brilhantes do mundo. Os artigos cobrem algumas das diversas áreas de pesquisas realizadas com a radiação síncrotron, passando por estudos sobre a estrutura tridimensional de proteínas, materiais e nanomateriais, matérias em condições extremas, agricultura e solo.

    Luiz Henrique Lopes dos Santos abre esta edição falando sobre a integridade ética da pesquisa, destacando a missão que se impõe hoje a pesquisadores e instituições no sentido de educar e prevenir casos de má conduta científica.

    Em "Brasil" trazemos entrevista com Helena Nader, à frente da SBPC desde 2011 e que neste mês entrega o cargo para o novo presidente. Helena faz um balanço de sua gestão, aponta os principais desafios para a ciência e para as universidades brasileiras e fala das conquistas que obteve. A seção traz também as contribuições do epidemiologista Cesar Victora, recentemente premiado pelas suas pesquisas sobre amamentação.

    O primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente à microbiologia é apresentado na seção "Mundo". Sediado na Holanda, o Micropia tem como objetivo revelar a vida invisível dos micróbios e desmistificar a imagem negativa desses seres microscópicos. Estudos que buscam entender como a sociedade se relacionada com o conhecimento e o fazer científicos, que compõem as pesquisas de percepção pública da ciência, são tema de outra reportagem da mesma seção.

    Em "Cultura" homenageamos dois grandes amigos que nos deixaram recentemente: lembramos o importante papel de Antonio Cândido na criação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas e passeamos pela trajetória de cores e desenhos do designer João Baptista da Costa Aguiar, responsável pelo projeto gráfico desta revista.

    Boa leitura!

     

    Carlos Vogt
    julho de 2017