SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Um desafio, duas crises: Como enfrentar a poluição do ar e o aquecimento globalA extensão universitária na esfera do monitoramento de fauna atropelada em áreas urbanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Cultura

versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

Resumo

CAUMO, Sofia et al. Pantanal em chamas: Riscos à saúde de bombeiros no contexto da crise climática. Cienc. Cult. [online]. 2025, vol.77, n.4, pp.55-62. ISSN 2317-6660.  https://doi.org/10.48207/2317-6660.20250064.

O Pantanal brasileiro tem experimentado, nas últimas décadas, um aumento expressivo na frequência, duração e intensidade dos incêndios florestais, fenômeno diretamente associado às mudanças climáticas, às secas prolongadas e às alterações no uso do solo. Nesse contexto, bombeiros militares e brigadistas atuam na linha de frente do combate ao fogo, estando expostos a condições extremas e a uma complexa mistura de poluentes atmosféricos oriundos da queima de biomassa. Este estudo avaliou a exposição de base à fumaça de incêndios em 60 bombeiros e brigadistas atuantes no bioma Pantanal, durante o período de treinamento de 2022, nos municípios de Corumbá (MS) e Cáceres (MT). A metodologia integrou aplicação de questionários, biomonitoramento por meio da análise de metabólitos urinários de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e análise ambiental de amostras de solo. Os resultados evidenciaram a presença de biomarcadores de exposição à queima incompleta de matéria orgânica, mesmo fora do período de combate direto ao fogo, indicando exposição crônica relevante. Diferenças foram observadas entre bombeiros militares e brigadistas quanto à formação, vínculos trabalhistas e percepção das condições de trabalho, embora ambos os grupos apresentem elevada vulnerabilidade. As amostras de solo reforçaram a persistência ambiental de compostos de combustão. Os achados destacam a fumaça dos incêndios como um importante fator de risco ocupacional e ambiental, evidenciando a necessidade de políticas integradas de proteção à saúde dos trabalhadores no contexto da crise climática.

Palavras-chave : Incêndios florestais; Exposição ocupacional; Pantanal; Mudanças climáticas; Bombeiros; Brigadistas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons